Resenha: Um Lugar Para Ficar - Deb Caletti

quinta-feira, 14 de março de 2013

Título Original: Stay
Livro no Skoob ||Classificação: 3
Sinopse: O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...

Sobre o livro: Depois de um relacionamento traumático, Clara finalmente acredita que encontrou o rapaz de seus sonhos, mal sabia ela, que um terrível pesadelo estava para começar. Clara Oates a nossa protagonista é uma adolescente de dezessete anos, que vive  apenas com seu pai Bobby Oates, desde a morte da mãe quando ela era bem pequena. Clara e o pai que é um escritor renomado possuem uma ótima relação. Ao acompanhar a amiga Shakti em um jogo de basquete, Clara acaba conhecendo Christian Nilsson.Ele é um rapaz lindo, alto, loiro e educado um verdadeiro príncipe e Clara acaba acreditado que encontrou sua alma gêmea.O inicio da relação entre eles e tranqüilo, mas logo Christian se revela um rapaz rígido, ciumento e controlador, o que não agradava em nada ao pai de Clara. Na verdade os sinais de que Christian , não era exatamente um príncipe, ou rapaz normal, já estavam lá no início da relação  Clara que não conseguia enxergar, ou na verdade não queria.

O modo como duas pessoas acabam indo ao mesmo lugar, se encontram no meio de uma multidão, mudam suas vidas e as das pessoas ao seu redor para sempre... Faz a gente acreditar no destino. E o destino reveste o amor de um poder maior. Como se ele tivesse sido marcado com um sinal de aprovação vindo lá de cima, se é que você acredita em algo lá em cima. Uma luz verde celestial. Algum significado predestinado. 

Quando as coisas começam a sair do controle, Clara decide terminar o relacionamento, mas Christian não aceita esse fato muito bem ,levado Bobby a tomar uma atitude para proteger a filha. Deixado que todos pensem, que estar viajando com pai pela Europa, por causa do novo livro dele, Clara se muda para Possession Point, para uma casa perto da praia, um lugar tranqüilo,onde ela pode enfim recomeçar. Logo ela conhece alguns habitantes do lugar, como os irmãos Jack ,Finn e Clea Bishop, eles conduzem um  barco de nome Obssession, em pequenos passeios para turistas, e ela atende aos turistas no restaurante de nome Enseada, já Annabelle Aurora, uma excêntrica senhora, velha amiga de seu pai e por fim Sylvie Genovese, que cuida do Farol Red Bluff (Farol da Ponta da Cabeça do Pombo), que logo se torna sua chefe.

— Possession Point, papai? Fomos parar bem num lugar com esse nome? Ponta da loucura? Pelo amor de Deus!
— Eu não sabia — ele disse. — Como poderia saber disso?
— Obsessão? Possessão? Desilusão? Você está querendo dizer que tudo isso é por acaso? Poderíamos ter ido para tantos outros lugares.
— Juro por Deus, Pea. — Ele levantou a mão. — Teria que ser um grande cretino para alugar uma casa num lugar chamado Possession Point. — Papai ligou o motor do carro. Ele não conseguia acreditar na infeliz coincidência, e começou a dar risada.

Enquanto Clara, inicia um relacionamento saudável  com Finn, um rapaz que é totalmente diferente de Christian, seu pai começa a se interessar por Sylvie. Com o tempo Clara volta a se sentir livre e feliz, mas logo ela percebe que sua ida, para Possession Point, não foi por acaso e que há segredos que seu pai esconde dela e para piorar Christian volta a assombrá-la.

E foi assim. Mas se o destino muda as formas, o amor muda também. Ele pode vir sob a mais perigosa das formas. É o dia mais maravilhoso e, logo em seguida, é o pior dos seus dias. É a sua esperança e o seu desespero. O claro e o escuro podem se alternar em extremos, na velocidade da luz, como um barco navegando num dia lindo, e, então, as nuvens se aproximam, o céu escurece, o mar enraivece e o barco se perde.

Demorei em engrenar a leitura desse livro, mas depois de alguns capítulos eu comecei a simpatizar com a trama. Um lugar para ficar possui um enredo delicado, mas que Deb Caletti, trata com muita simplicidade, intercalado, o presente e o passado pela visão de Clara, com isso conhecemos todos os fatos e a leitura acaba fluido com facilidade. Clara não é uma das minhas protagonistas preferidas e algumas de suas atitudes me irritaram bastante, Bobby e Finn, são dois personagens que me cativaram e a participação deles na estória e de grande importância. Um lugar para ficar, é um daqueles livros, que a gente ler apenas uma vez, mas não posso negar que a autora conseguiu passar o seu recado e que eu tenho muita vontade de ler outros livros dela, por esse motivo eu recomendo que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.
Boa leitura e não esqueçam de comentar!!




21 comentários:

  1. Ouço muito falar desse livro, parece um romance diferente com um pouco de suspense. Ótima resenha.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha e a história é bem interessante também!
    Beijos.

    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Marla.
    Esse é um livro que nunca me atraiu, mesmo após ler sua resenha e saber que a leitura fluiu depois de certo ponto.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Eu já li um livro com um enredo bem parecido, namorado ciumento que acaba se tornando agressivo e tal. Talvez por não ter gostado dele, acabei criando uma certa antipatia pelo tema.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  5. Ainda não me sinto segura para arriscar na escrita da Deb, não sei porque, mas acredito que eu não vou gostar de muitas coisas nesse livro. Já vi várias resenhas e as expectativas são bem baixas.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia este livro, mas confesso que gostei da história de cara ~ talvez por já ter passado por uma situação meio que "parecida" (claro, não foi tanto assim - nada de violência e tal, graças a Deus). Bem.. Hoje estou muito bem, rs. Só para deixar registrado (:

    Gostei de saber do livro.
    Beijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha,
    Estou super curiosa para ler o livro agora. A premissa é muito boa.
    bjs

    Entre Páginas e Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Estou com esse livro aqui na estante e não li ainda, não sei o que esperar, gostei da sua resenha me despertou curiosidade.
    beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. É uma história que até parece legal, mas nunca foi algo que tenha me empolgado a ler, sabe? Não faço ideia de quando (e se) vou ler...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bom saber. Gosto de livros assim, fico ansiosa para terminar a leitura e saber o final.

    ResponderExcluir
  11. Oiee Marla! Também já li esse livro, mas não se tornou meu favorito. Ela não será mesmo uma das minhas personagens favoritas, é bom para passar o tempo e só.
    Bom final de semana.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante desse livro. ótima resenha Marla, como sempre. Parabéns!
    Beijinhos
    Viviane
    RR

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/03/promocao-pascoa-com-livros.html

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da sua sinceridade na postagem, ainda não tenho esse livro são muitos na listinha de compras RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Li esse livro recentemente e gostei muito, só acho que ele precisa de um momento certo para se ler. É confuso as vezes e com uma carga extra de sentimentos.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  15. Eu ando boicotando lançamentos da NC ultimamente. Todos parecem ser os mesmos! :/
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  16. Oi Marla! Por as opiniões sobre este livro serem bem diversas, é um daqueles que preciso ler por extrema curiosidade para ver o que acho. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Marla!
    A premissa desse livro nunca me atraiu, mas ainda bem que você persistiu na leitura e teve uma boa experiência que a levará a ler outros livros da autora ;)
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  18. Eu tô com bastante receio em ler os livros dessa autora... estou com medo do drama e da abordagem muito adolescente sabe?
    Mas adorei a sua resenha =)
    Adorei o teu blog, estou te seguindo =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  19. Ainda tenho duvidas se leio ou não esse livro, mas se tiver uma oportunidade não vou deixar escapar, pois como você mesmo disse temos que ler e tirar nossas próprias conclusões ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi flor,
    Eu estou adiando essa leitura já tem um tempo, o livro em si não me chamou tanta atenção, e o ponto que você citou me deixou bem desmotivada nesse momento, pois quero ler um livro que já me prenda no inicio, mas claro que esse não vai sair da minha meta de leitura desse ano.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Mari - Stories And Advice


    ResponderExcluir
  21. Oie, adorei a resenha só fiquei um pouco indecisa pela leitura, pelo fato de, o livro não te prender logo desde o inicio.
    Não gosto quando isso acontece e a leitura acaba não fluindo. Quem sabe no futuro eu leia esse livro.
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)