Resenha : O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

terça-feira, 21 de maio de 2013


Título Original: Suzanne’s diary for Nicholas
Livro no Skoob || Classificação: ♥/Favorito 
Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. 

Sobre o livro: Katie Wilkinson trabalha como editora sênior em uma prestigiada editora de Nova York, onde mora com Guinevere (uma gata persa) e Merlim (um labrador). Há onze meses, em um relacionamento estável e quase perfeito ou assim ela imaginava, com Matt Harrison a quem ela havia conhecido, ao comprar os direitos do primeiro livro de poesia dele, fica surpresa quando ele põe fim à relação, sem dar nenhuma explicação. Katie estar muito magoada e com raiva de Matt, pois não consegue entender por que foi abandonada, até que ele lhe entrega um diário que segundo ele explicara tudo que ela precisa saber. 

Querida Katie,
 Nada do que eu dissesse ou fizesse poderia chegar perto de expressar o que estou sentindo. Foi tudo culpa minha. Assumo toda a responsabilidade. Sinto muito pelo que permiti que acontecesse entre nós. Você é perfeita, maravilhosa, linda. Não foi você. Fui eu.”


Ao ler o diário Katie, conhece Suzana Bedford, uma jovem médica de Boston, que após sofrer um enfarto aos trinta e cinco anos e passar por uma cirurgia de ponte de Safena, decide mudar totalmente a sua vida. Suzana se muda para Martha’s Vineyard,lugar aonde ela passou os verões da sua infância e adolescência na companhia de seus avós. Em Martha’s Vineyard, Suzana faz novos amigos, encontra o amor e forma uma família. E por esse motivo que ela, decide escrever um diário para seu filho Nicolas, para lhe contar todos os momentos, antes, durante e após o seu nascimento. Assim que termina de ler o diário Katie, compreende porque era tão importante que lesse o diário de Suzana para Nicolas, mas aonde isso a levaria, poderia de alguma forma ela ainda ser feliz com Matt?

“Papai e eu nos divertimos pensando em todas as coisas boas que esperam por você. Mas o que mais desejamos é que você ame e que seja sempre cercado de amor. Isso é uma dádiva. Se eu puder, vou tentar ensinar você a recebê-lo. Porque não ter amor é não ser abençoado, que é o que mais importa na vida”.

Sempre tive muita curiosidade de ler O diário de Suzana para Nicolas, mas nunca imaginei que gostaria tanto dele, a ponto do livro se tornar favorito para mim. Mas e impossível não se envolver e se emocionar com enredo, ou até mesmo gostar da narrativa de James Patterson, que intercala o livro entre a visão de Katie, o diário de Suzana e uma participação digamos especial de Matt. O que falar dos personagens, além de que todos eles me cativaram, como Katie, com seu jeito generoso e compreensivo, ou Suzana com sua vontade de viver, e Matt,que me conquistou com seu jeito tão profundo de amar. O diário de Suzana para Nicolas é um livro comovente e instigante, com personagens especiais e inesquecíveis, uma leitura mais que recomendada.
Boa leitura e não esqueçam de comentar!!!






18 comentários:

  1. Oi Marla, tudo bem?
    Eu estou começando a me apaixonar por esse livro, só pela resenha. Sempre leio resenhas positivas e a cada dia fico com mais curiosidade. Acho que vou aproveitar a promoção das americanas e vou adquirir o livro.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  2. Oii Marla, esse livro morro de curiosidade para ler *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi Marla!
    Eu amei esse livro também! <3
    Ele conseguiu me envolver do começo ao fim e eu chorei litros no final. Uma leitura extremamente comovente e bela.
    Gostei de saber sua opinião e saber que gostou também. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que nos toquem tão profundamente como esse tocou você. Livros assim deixam algo inesquecível na gente não é?
    Adorei sua resenha e como ainda não li o livro já anotei para leitura em breve.
    Beijinhos
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/05/resenha-felicidade-richard-paul-evans.html

    ResponderExcluir
  5. Hey Marla.
    Nossa acho que estranharia ler um romance do James. Já que li um suspense dele, ótimo aliás.
    Mas percebi que ele é um autor multi-uso haha até infanto-juvenil ele escreve

    E os romances dele sou doida pra ler, apesar que disse que estranharia. Já que dois viraram filmes.

    Fiquei curiosa sobre o final do livro, saber o que aconteceu com a Katie e Matt.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Oi Marla. Como não amar esse livro?
    Eu li ele semana passada, devorei na verdade, ele entrou para lista dos
    meus favoritos. A história é linda, triste, mas linda.
    Não sei porque esperei tanto pra fazer esse leitura.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Marla! Eu também não achei que fosse gostar tanto, mas acabou virando favorito também. Uma história emocionante, com uma bela lição.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Marla!
    Faz tempo que quero ler esse livro, mas nunca surge uma oportunidade. Espero ler logo, já que pelo visto ele é emocionante e eu AMO livros assim *-*
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi marla, esse livro tem uma história linda. Ele também entrou para minha lista de favoritos. Me surpreendi no final e foi apaixonante.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  10. Eu sei que é um dos livros preferidos da galera, e comigo não é diferente, eu simplesmente amooo!!!!

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho muita vontade em ler também, no começo, pelas resenhas que li, achei meio confuso, mas não sei, eu sinto que vai ser um livro que vai me emocionar. Adorei a resenha.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é simplesmente maravilhoso!! Encantador e arrebatador... Li numa madrugada!!
    Me lembro tbm que logo apos lê-lo eu fui contar ao meu esposo, e o silêncio dele me mostrou que ele pode emocionar até que não leu.
    Foi clichê, mas amei a escrita do James.

    Beijão
    Ana
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Marla,
    Eu comprei esse livro recentemente mas ainda não o li. Estou super curiosa, ainda mais depois de ler sua resenha. Ficou ótima!
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    Comprei esse livro recentemente mas não o li ainda. Estou super curiosa.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Ainda não li esse livro mas sempre vejo resenhas positivas sobre ele, vou ler ele em breve. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    ps: tem resenha nova lá no Escuta Essa
    http://escutaessa.blogspot.com.br/2013/05/resenha-o-orfanato-da-srta-peregrine.html

    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  16. Esse livros simplesmente é lindooo demais.
    É clichê mais lindo!!
    Que bom que vc gostou :)
    Beijos
    Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  17. Esse foi um dos melhores livros que li ano passado, chorei muito, mas é tão lindo. Um ótimo para qualquer pessoa, super recomendo também!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  18. Li um livro do James Patterson: Lua de Mel,k e apesar de não ser ótimo...me fez vários livros dele. Esse foi um deles. Ainda não tive tempo de ler....mas logo redimo isso.

    Gostei da resenha..e a história parece ótima.

    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)