Resenha: Questões do Coração – Emily Giffin

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Título Original: Heart of the Matter
Livro no Skoob || Classificação: 4,8
Nº de páginas: 438 ||Editora: Novo Conceito
Sinopse: Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado. Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circustâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.

Sobre o livro: Tessa e Nick Russo são casados á sete anos, e o casal possui um casal de filhos: Ruby e Frank (4 e 2 anos). Antes de conhecer o marido, Tessa estava de casamento marcado com Ryan, um rapaz com quem ela namorava desde o inicio da faculdade, porém por causa das seqüelas do traumático divórcio dos pais, Tessa se sentia insegura em seu relacionamento com Ryan, chegando a ponto de se questionar se seria realmente feliz ao seu lado, mas quando conhece Nick, tudo se torna claro para ela, fazendo com que Tessa percebesse ter encontrado o seu caminho para a felicidade. Nick é um renomado cirurgião plástico pediátrico enquanto Tessa deixou a carreira de professora universitária para se dedicar ao lar e aos filhos, porém em alguns momentos ela se arrepende dessa decisão. Todos acreditam que eles possuem um casamento perfeito, mas o que ninguém sabe é que a relação deles tem caído na rotina e tudo piora drasticamente, quando Nick assume o caso do pequeno Charlie

O tempo cura todas as feridas. Ela sabia disso melhor que a maioria das pessoas, mas, mesmo assim, ainda se surpreendia com isso, admirada com o fato de que a simples passagem dos dias podia agir como uma mágica gradual.

Valerie Anderson é uma jovem advogada que após sofrer uma desilusão amorosa, opta por se dedicar integralmente ao trabalho e a criação do filho, Charlie que tem seis anos. Solitária e sem vida social, Valerie tinha como único amigo e confidente seu irmão gêmeo Jason, porém quando Charlie sofre um acidente em uma festa de aniversário, sua vida vira de cabeça para baixo, fazendo-a desejar mais do que nunca ter um companheiro para ajudá-la a passar por esse momento difícil, e nesse momento que Nick Russo entra nas suas vidas. Inicialmente a relação deles e apenas de médico e paciente, mas com tempo as coisas vão tomando um caminho diferente e pode ser que esse caminho seja sem volta.

E porque acreditava que, por debaixo da decepção e do medo, da raiva e do orgulho, talvez eu pudesse encontrar em meu coração a força para perdoar.

Essa foi minha primeira experiência com a autora e posso dizer que a experiência foi válida e até mesmo positiva, mas eu sinceramente, não sei, esperava um algo mais, talvez algo que pudesse me surpreender, já que o rumo que trama toma, levou o livro a um final previsível. Emily Giffin intercala as visões de Tessa e Valerie, para narrar sua história, uma história sobre duas mulheres, que apesar de não se conhecerem acabam, entrando na vida uma da outra e vivendo uma situação que infelizmente pode acontecer com qualquer pessoa. Uma coisa que me agradou em toda trama de Questões do Coração, foi o fato dos personagens, cometerem erros e viverem situações reais, ou seja, serem humanos. Não consegui tomar partido de nenhuma das duas e acabei o livro torcendo igualmente para que tanto a Tessa, quanto a Valerie pudessem encontrar a felicidade. Apesar de eu ter achado o final previsível, Questões do Coração é um bom livro, então eu recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões.



16 comentários:

  1. Hey
    Tenho vontade de ler esse livro, toda vez que leio uma resenha, fico imaginando a conexão das personagens e me deixa curiosa.
    Eu ainda não li nada da Emily, talvez seja a minha primeira experiência tb haha

    Ótima resenha!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Esse livor me persegue... Parece para onde eu olho ele está, menos na minha estante :(
    Gostei da sua resenha, foi bem sincera.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou louca por esse livro desde que lançou, mas nunca comprei, e nem sei quando vou poder comprar. Preciso terminar os que tenho aqui em casa ainda.

    Me realizo com as resenhas. rs

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie Marla
    esse foi meu primeiro livro da Emily, e também esperava um pouco mais.
    Odiei o final. Odiei o Nick com todas as minhas forças rs
    Quero muito ler outros livros dela , já que tenho todos aqui.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Marla :)
    Eu adoro Emily Giffin <3 Tenho Questões do Coração, mas ainda não li e estou mega ansiosa. A história parece ser bem sensível e eu amo a forma como a autora escreve.
    Espero que possa ler outros livros da autora, tenho certeza que irão te agradar mais.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Marla! Acredita que nunca li nada desta autora, a história parece ser bem bonita e tenho certeza que vou amar alguns personagens e odiar outros na mesma medida.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Marla, acho que esse é o único livro da Emily que eu não curti muito. O final foi meio decepcionante, esperava algo melhor e mais interessante. Te aconselho a ler Presentes da Vida, está na minha lista de favoritos e é tão fofo.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Olá Marla!
    Tenho esse livro desde aquela promoção maluca do submarino, mas ainda não parei para lê-lo...
    Sua resenha me deixou com muita vontade de ler!
    Apesar de ser um final previsível, pretendo dar uma chance à obra... Quem sabe? rs
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro a narrativa da Emily Giffin
    Mas confessor que Questões do Coração não é meu livro preferido dela.
    Apesar de ser uma boa leitura, eu não gostei do final.

    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  10. Que coincidência, fazia tempos que eu não via nenhuma resenha deste livro, e só hoje já é a terceira.
    Este é um dos meus livros favoritos de toda a vida, acho a história incrivelmente impactante.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Hey flor!

    Ás vezes mesmo com a trama previsível, a gente acaba se envolvendo e nem se incomoda... Eu nunca li nada da autora, me sinto uma ET...

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    confesso que não curto muito este estilo, então estou realmente na duvida se leria ou não este livro.


    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  13. posso confessar? eu não curti de jeito nenhum esse livro, para mim a Emily perdeu completamente a noção das coisas ao escrever! o fim foi sinceramente, decepcionante! eu adoro a Tessa, mas Nick e Valerie são dois sem vergonhas! e para mim a Valerie é a pior, nada me tira da cabeça que algumas das situações criadas por ela foram forçadas! tem um trecho que me dá muita raiva! é incrivel como a leitura nos dá sentimentos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Marla, tudo bem flor?
    Quando li esse livro também conclui a leitura sem saber o que dizer ou pra quem torcer.
    No fundo eu torci pelas duas. E fiquei morrendo de pena do Charlie em algumas cenas, em especial naquela do fim em que ele diz que quer ter um pai.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  15. Um dos livros mais fofo da autora. Adorei quando o li.
    Bela resenha Marla, me fez ficar com vontade de reler, fazer uma maratona de Emily Giffin *.*
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho alguns livros da autora na minha estante, mas ainda não li. Acho que tenho receio quanto a temas parecidos, não sei, acho que a maioria dos livros da Emily tem a mesma temática, traição, como é caso desse. Eu devo ler o mais recente e espero gostar.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)