Campanha de Conscientização Dublin Street

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Olá gente, tudo bem? Esse mês a editora LeYa, estar lançado o livro DUBLIN STREET de Samatha Young, que tem como protagonista uma jovem que sofre de síndrome do pânico. Por isso a LeYtoras criou a Campanha de Conscientização Dublin Street, visando mostrar que aqueles que sofrem da síndrome não estão sozinhos e que apesar de ser uma doença séria ela pode ser tratada.


Sinopse do Livro (destacada a parte cuja síndrome é abordada)
Traumatizada pelo seu trágico passado, a americana Joss muda-se para a Escócia, onde espera começar uma nova vida. No anonimato da romântica Edimburgo, esconde-se no seu casulo. Durante quatro anos tenta negar memórias dolorosas, refugiada na escrita, no sonho de um dia, finalmente, pôr os seus fantasmas no papel.
Mas de repente tudo muda. Quando vai morar para um luxuoso apartamento na Dublin Street, descobre também o desconcertante Braden, um carismático milionário que exerce sobre ela um irresistível fascínio. Joss vê-se numa encruzilhada. Sabe que a atração entre ambos é imediata, avassaladora. Mas os demônios do seu passado impedem-na de se entregar ao sensual escocês. É então que ele lhe propõe um estranho acordo, que lhes permitirá explorar a paixão que os une sem se envolverem emocionalmente. Joss aceita. E no início acredita, inocentemente, que o acordo vai resultar. Mas Braden quer mais, muito mais, quer tudo. Quer desvendar todos os segredos – e está disposto a mudar o que for preciso para tê-la por inteiro. Mas será que ela está disposta a ir até ao fim?

O que é a Síndrome do Pânico?
"A síndrome do pânico, na linguagem psiquiátrica chamada de transtorno do pânico, é uma enfermidade que se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo e desespero."
(fonte: DrauzioVarella.com.br)


Quais são os Sintomas?
"A pessoa tem a impressão de que vai morrer naquele momento de um ataque cardíaco, porque o coração dispara, sente falta de ar e tem sudorese abundante.
Quem padece de síndrome do pânico sofre durante as crises e ainda mais nos intervalos entre uma e outra, pois não faz a menor ideia de quando elas ocorrerão novamente, se dali a cinco minutos, cinco dias ou cinco meses. Isso traz tamanha insegurança que a qualidade de vida do paciente fica seriamente comprometida."
(fonte: DrauzioVarella.com.br)

 Qual a Evolução da Síndrome caso não haja Tratamento?
"A pessoa tranquila de antes torna-se tensa por dois motivos especiais: a expectativa da próxima e inesperada crise e, paradoxalmente, porque a tensão protege contra o pânico. Se antes possuía uma personalidade relaxada e autoconfiante, fica insegura e leva uma vida mais restrita por causa da agorafobia que se instalou. A longo prazo, 60% dos pacientes com pânico apresentam depressão e 12% tentam suicídio."
(fonte: DrauzioVarella.com.br)

 Qual o Tratamento?
"O que se sabe hoje é que a técnica de combinar medicamentos e terapia comportamental é mais eficiente, pois é muito penoso para o paciente adotar um programa comportamental baseado na exposição a situações que provocam pânico, sistematicamente, de forma gradual e progressiva, até que ocorra a dessensibilização.
A terapia de exposição baseia-se na capacidade de o ser humano habituar-se ao estresse. É como se assistisse a um filme de terror 15 vezes. Na primeira vez, os cabelos ficam em pé. Na segunda, como já sabe o que vai rolar e que vai espirrar sangue no teto, a reação é menos intensa. Na última, o filme não desperta mais nenhuma resposta emocional. Todavia, os pacientes aceitam melhor o tratamento e melhoram mais depressa se simultaneamente tomarem antidepressivos, medicação que se torna obrigatória para os 60% daqueles que têm depressão associada ao pânico."
(fonte: DrauzioVarella.com.br)


Confesso que não sabia praticamente nada sobre o tema, antes de participar da campanha, então sem dúvida gostei bastante da ideia da editora. 

9 comentários:

  1. Oi Marla, tudo bem?
    Achei essa campanha super legal. Tenho uma amiga que tem a síndrome, e depois que a conhecei percebi que é muito mais séria. Algumas pessoas não dão a devida atenção, mas só que passa por isso sabe o quanto é difícil.
    O livro parece ser bem interessante e já anotei a dica.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da proposta da editora
    E esse apoio é super importante
    Estão de parabéns

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a propsota do livro e o fato dele conscientizar as pessoas sobre a doença.
    Minha mãe já teve essa doença e sempre me diz o quão horrível ela é, bacana.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oii Marla..
    Adorei a campanha, eu sabia muito pouco sobre ela e só neste seu post já fiquei conhecendo mais. Não estava por dentro deste lançamento da Leya, mas é bem interessante..

    Abraço

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Marla! As editoras estão bem envolvidas nestas campanhas ultimamente, eu acho ótimo, foi depois das postagens que fiquei com muita vontade de ler este livro.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Gostei da campanha Marla. Confesso que eu conheço muito pouco sobre a Síndrome do Pânico, mas sei que se trata de algo preocupante e que necessita de tratamento intensivo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    gostei da campanha. Felizmente não conheço ninguém com este problema, mas nunca se sabe, não é?

    Interessante o lançamento

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Marla eu particularmente acredito que seja papel da literatura abordar diversos temas, não só para entreter mas para fazer entender diversos temas atuais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bem bacana da parte da editora ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)