Resenha: Roleta Russa – Jason Matthews

quarta-feira, 2 de julho de 2014


Título original: Red Sparrow
Livro no Skoob •  432 páginas
Classificação: 4 Editora: Arqueiro 
Sinopse: Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Dominika Egorova cresceu em um ambiente saudável e desde cedo se viu cercada de cultura, já que seu pai era um celebre acadêmico e sua mãe havia sido uma grande violinista. Graças ao seu talento e dedicação seu lugar no Bolshoi estava praticamente garantido, mas uma sabotagem, que a deixa com um leve manquejar, acaba com seus sonhos de ser uma grande bailarina e para piorar seu pai vem a falecer, mudando assim completamente sua vida. Neste momento seu tio paterno Vanya Egorova que é vice - diretor da SVR (serviço secreto Russo) surge com uma proposta inesperada. Sem saída Dominika acaba entrando para o mundo da espionagem. Nathaniel Nash  é um americano agente da CIA, que após uma operação mal sucedida , envolvendo um informante russo, acaba sendo transferido de Moscou para Finlândia. Os caminhos de Dominika e Nate acabam se cruzando, quando ela recebe a missão de seduzi-lo, para descobrir a identidade do informante russo. O jogo de sedução tem inicio, mas há um pequeno detalhe, Nate e Dominika começam a se sentir atraídos um pelo outro e para complicar mais as coisas a bela russa começa a enxergar as verdades sobre o perigoso mundo que foi obrigado a entrar.

Endireitou o terninho e seguiu neblina adentro com seu porte de bailarina: cabeça erguida, tronco ereto, o leve manquejar de sempre.

Ler Roleta Russa foi uma experiência bem diferente para mim, tanto pelo fato de nunca ter lido um livro sobre espionagem, como também pela trama realista criada pelo autor, que utiliza ingredientes como manipulação, assassinato, agentes duplos e ambição para falar sobre o mundo da espionagem . No livro não temos um lado bom e outro ruim, na verdade temos pessoas que pensam no bem coletivo e aqueles que pensam em si próprios e no que podem fazer para lucrar. Dominika e Nate são os personagens centrais do livro, ela é uma bela russa que tinha um sonho de ser uma grande bailarina, mas acaba se tornando uma espiã, já ele é americano e agente da CIA, que trabalha com dedicação e visa fazer carreira, juntos eles protagonizam cenas de sedução e inteligência, e no final acabamos torcendo não para um felizes para sempre, mas para que o ideal em comum prevaleça. No livro ainda temos vários outros personagens, que vamos conhecendo no decorrer da trama, eu gostei da forma que cada um deles foi sendo inserido na história já que isso facilitou a leitura. Apesar do autor amarrar todas as pontas soltas, o livro termina de uma forma inesperada e surpreendente, como se o autor tivesse o interesse de continuar contado a história de Dominika e Nate em outro livro eu espero que sim. Enfim valeu a pena sair da minha zona de conforto e viajar pelas páginas de Roleta Russa. Recomendo!!

“Os melhores recrutamentos são aqueles em que os agentes recrutam a si mesmo”, seu instrutor dissera e repetira na fazenda durante o treinamento. “Lembrem-se disso. Nada de surpresas, apenas uma evolução natural”.

(Livro cedido pela editora para resenha

15 comentários:

  1. Oi Marla!
    Esse livro parece ser bom. Talvez não seja excelente, mas parece ser um bom livro. Não conheço o autor, mas a capa e a história são convidativas.
    Gostei de saber sua opinião e espero poder ler em breve.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Bom saber sua opinião, quero muito ler esse livro em breve lerei e espero gostar assim como vc
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro trama de espionagem, ainda mais quando é bem realista. Esta capa é linda e eu adoraria poder ler este livro!!!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Marla,
    O livro parece ser bem interessante.
    Eu gosto de livros sobre espionagens e um romance por trás disso.
    Vou adicioná-lo à minha lista de leituras.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Marla, tudo bem?
    Achei interessante a premissa desse livro, pois gosto de mais dessa temática de espionagem. Dica mais do que anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, na listinha para ler RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, acho que vou comprar para ler :)

    estou seguindo seu blog

    http://enfoqueliterarioo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie Marla
    amo enredos que trazem espionagens. Desde o desenho inspetor bugiganga (acho que não é do seu tempo rs), sou fissurada por livros assim.
    Vou colocar o livro na listinha infinita de querências.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  9. Eu já li algumas resenhas deste livro e todas foram unânimes em dizer que é bom. Pela capa não parece um suspense, mas eu me amarrei na sinopse e fiquei super curiosa. Tomara que tenha continuação, porque deixar o leitor na expectativa não é legal (#chatiada). rs

    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    PS: Hoje é meu níver e do blog. Passa lá! :)

    ResponderExcluir
  10. Esse livro está sendo super bem falado,
    pelo menos eu só li renhas positivas... Os lançamentos da Arqueiro ultimamente tem me agradado bastante e confesso que esse é um dos livros que desejo muito ler.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu também não me lembro de ter lido um livro sobre espionagem e por causa divulgação que a editora fez e as resenhas, fiquei com vontade de ler. Mesmo suspense e mistério não sendo o meu gênero favorito.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que ele não me chamou atenção.
    Não parece ser o meu estilo de leitura, então vou deixar passar no momento, mas quem sabe mais para frente

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  13. Já vi muitos falarem bem desse livro ele parece ser interessante, sua resenha me deixou mais curiosa para ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Marla,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e depois da sua resenha, fiquei ainda mais curioso...excelente dica....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Marla!
    Sempre curti o tema espionagem nos filmes, mas nunca li um livro que abordasse o assunto. Assim como você, fazer essa leitura me tiraria da zona de conforto, mas como deu certo contigo, talvez eu possa gostar também :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)