Resenha: Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Título Original: The Longest Ride
Livro no Skoob • 368 páginas
Classificação: 5 • Editora: Arqueiro
Sinopse:Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida. 

Estamos em inicio de fevereiro do ano de 2011 e lá que iremos conhecer Ira Levinson. Ira um senhor judeu de noventa e um anos, que após sofrer um acidente de carro, fica preso em um barranco durante uma tempestade de neve. Enquanto luta para se manter lúcido a espera do resgate Ira se depara com Ruth, sua falecida esposa, sentada no banco do carro ao seu lado.

A trama retorna quatro meses no tempo para conhecermos Sophia Danko. Sophia uma jovem de vinte um anos, que estar no último ano de seu curso de História da Arte, na Universidade Wake Forest, tenta se livrar das contantes tentativas de reaproximação de seu ex - namorado Brian, porém por pertencerem a irmandades irmãs, acaba sendo praticamente impossível, então quando sua amiga e colega de quarto Marcia, sugere que ela a acompanhe a um rodeio, Sophia jamais poderia imaginar como sua vida mudaria.

Como pode ter tanta certeza?
Ruth me beija de novo antes de responder:
Por que estou sempre com você, Ira.

Na festa após o rodeio, Brian completamente bêbado, tenta conversar com Sophia, que após um relacionamento desgastado de quase dois anos, não deseja vê-lo nem pintado. Porém o ex, não aceita um não como resposta, porém perto dali, Luke Collins, presenciado a situação decide intervir. Após colocar Brian para correr, Luke e Sophia passam o resto da noite juntos, conversando e se conhecendo.

Para manter Ira, vivo Ruth faz com que ele recorde a longa vida deles juntos e entre boas e más lembranças, ele vai esquecendo-se da sua real situação, enquanto isso Luke e Sophia apesar das diferenças passam a viverem bons momentos juntos, dando inicio a uma relação especial, mas que pode terminar, por causa de um segredo que ele esconde.

Minha curiosidade pelo livro surgiu quando ele foi lançado pela primeira vez pela Arqueiro, lá em 2013 e mesmo com minhas ressalvas em relação aos livros do autor embarquei cheia de expectativas na trama de Uma Longa Jornada e acabei me apaixonado pela história de Sophia e Luke, assim como a de Ira e Ruth.

Quando seus lábios se tocaram, teve uma sensação de descoberta, como a de um explorador que enfim chega a praias distantes que apenas imaginara ou das quais só ouvira falar. Beijou-a de novo e de novo. Quando finalmente se afastou, encostou a testa na dela. Respirou fundo, tentado controlar as emoções, sabendo que não a amava apenas aqui e agora, mas que nunca deixaria de amá-la.

Com capítulos alternados entre Ira, Sophia e Luke a trama de Uma Longa Jornada vai sendo contada. Através das lembranças de Ira conhecemos seu relacionamento com Ruth e como o amor que um nutria pelo outro, sobreviveu apesar, dos obstáculos impostos pela vida. Já com Luke e Sophia e diferente a relação deles vai sendo construída com o passar das páginas. Eles são de mundos diferentes, enquanto ela é uma estudante de História da Arte, que deseja trabalhar em um museu e ele um peão de touros, que retornou aos rodeios, para não perder a fazenda da família, mas que ao se encontrarem descobrem algo um no outro que nem imaginavam estar procurando.

Nicholas Sparks cria uma trama simplesmente apaixonante, que superou minhas expectativas, com personagens humanos, que apesar das perdas encontra no amor um motivo para continuar a viver e lutar pelos seus sonhos. Recomendo!!

Quanto mais tempo passava com ele, mas se convencia de que era o homem mais sexy que já conhecera. Quem mais tinha tanta habilidade em trabalhos manuais quanto ele? Quem a fazia rir? Quem era inteligente, charmoso, autoconfiante e carinhoso? E quem mais a levaria para cavalgar em um dos lugares mais bonitos do mundo?

Outras Resenhas:
[Livro cedido pela editora para resenha]

11 comentários:

  1. Eu li o livro UMA LONGA JORNADA ano passado.
    Foi o primeiro contato que tive com o Nicholas Sparks e sinceramente tenho que confessar que eu amei. Porque a história é bastante envolvente, sem contar que tudo que ele escreve pelo jeito vira filme que é ainda melhor, porque assim podemos ter uma ideia de tudo que acontece na história. Eu adorei a sua resenha. Foi muito bem escrita e tbm muito bem desenvolvida. Deu para entender perfeitamente tudo. PARABÉNS =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mundo-cao.html#comment-form

    ResponderExcluir
  2. Oi flor,
    Adoro os livros do Sparks e estou ansiosa para conhecer esse principalmente por saber que vai sair um filme do

    mesmo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não tinha parado para ler nem a sinopse desse livro e fiquei surpresa por ser dois casais, eu adoro livros assim. Acho que vou dar uma chance antes que eu acabe vendo o filme primeiro haha

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marla.
    Diferente de você não gostei tanto deste livro. O livro tem momentos muito bons no sentido bonito e triste, mas ao mesmo tempo comparado á outros do autor me pareceu muito similar.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha, vou te dizer, tenho um fraco por cowbóis e nem sei como ainda nãoli este livro, isso sem falar que sou fã do autor.... Mas juro que leio antes de ver o filme.

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Curti a resenha, já li alguns livros do Nicholas e esse foi uma das leituras que menos gostei, achei ela meio arrastada e se tornou cansativa, os personagens são bons não posso negar, mais a história não me conquistou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acredita que nunca li Nicholas Sparks? kkkkkkkk
    Um monte de gente lê e até gosta, mas eu não consigo nem começar ahahahaha, tenho que dar uma chance
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Marla!
    Eu já li esse livro e gostei muito da trama. Inclusive, agora eu quero um exemplar com a capa doa filme kkkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Marla!
    Eu amo os livros desse autor, e estou louca para ler esse livro! Deve ser lindo!
    Não sei se vai dar tempo de ler antes de ver o filme, que quero assistir também.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Marla!
    Eu amei esse livro, achei o Ira um fofo e adorei o romance de Sophia e Luke, agora estou bastante ansiosa para conferir como ficou o filme :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  11. Aiii, eu amei este livro e não vejo a hora de ver o filme! É tão linda a história do casal mas ainda mais do senhor que revive toda a história de amor dele que eu chorei. Normal, é Sparks né?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)