A Origem do Carnaval !!!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Olá gente !!!
Como vão todos, de Carnaval ? Cairam na folia ou apenas descansaram ?
Espero que todos tenham se divertido muito na folia, ou para aqueles como eu que não gostam de Carnaval, que tenham descansado bastante. Mudando de assunto, vocês já se perguntaram da onde surgiu o Carnaval ? Aposto que sim, então para vocês, mais um Discutindo o Tema .

Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX . A cidade de Paris  foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio Janeiro, se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro  criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba  para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.

O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

*História e origem*
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
 Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras). O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Fonte

Espero que tenham gostado das curiosidades sobre o Carnaval !!!
Não esqueçam de comentar.




8 comentários:

  1. Não gosto muito do carnaval!
    Mas, fico feliz por ele existir e assim eu poder ficar em casa descansando um pouquinho! rsrsrs

    Muito legal a história do carnaval!
    Antigamente ou hoje em dia sempre será uma bagunça não é!?

    kkkk

    Gente farreando e querendo "aproveitar" um do outro....

    Sorte de quem gosta! =D

    Beijinhos de brigadeiro!
    Obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marla!
    Eu não curto da festa de carnaval, e nesse ano menos ainda, já que passei o feriado gripada :/
    Mas gostei de saber sobre a origem dele!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de aprender um pouquinho mais sobra a origem do carnaval Marla. Já fui muito fã de carnaval, hoje to de boa rsrsr. Beijos

    http://leiturasdepaty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Marla!
    Adorei o blog e já estou seguindo!
    Não gosto de Carnaval, apenas curto ficar em casa descansando! Mas adorei saber a origem dessa festa, muito interessante!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo, passa lá :)
    Beijos,
    Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  5. Oie Marla, prazer.
    Meu nome é Laura e eu sou a nova leitora e seguidora do seu blog.
    Fui bem de carnaval e você?
    Espero que tenha aproveitado tanto quanto eu. Afinal, eu adoro carnaval.
    A propósito ficou incrível a sua matéria sobre a origem do carnaval, dessa festa "profana" que é tão a cara do Brasil, super interessante.
    Parabéns pelo Blog e pelos posts magnificos que você escrevi.
    Realmente é uma pessoa de grande talento e valor.
    Espero que retribua a visita em breve: http://www.asrosasnegras.com/
    Te espero lá.
    Beijos e até mais ❤

    ResponderExcluir
  6. Ei Marla!
    Retribuindo a visitinha no meu blog e ja estou te seguindo.
    beijos, Flávia

    ResponderExcluir
  7. Amei o seu espaço, e a sua disposição.
    Te seguindo.Beijos

    ResponderExcluir
  8. olá, passei aqui para deixar o recadinho do blogueiras unidas, mas aproveitei para conhecer mais um pouquinho e te seguir, fica o convite para você conhecer o meu, e quando estiver por lá não esqueça de deixar a sua mariquinha, abraços.


    http://celiarteartesanatos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)