Resenha: Cidade das Cinzas – Cassandra Clare

terça-feira, 14 de maio de 2013

Título Original :City of Ashes
Livro no Skoob - inglês || Classificação: 4
Os Instrumentos Mortais # 02
Sinopse:  Um assassino está solto em Nova York... E as vítimas são crianças Downworlders. Clary Fray e seus companheiros Caçadores de Sombras têm uma forte suspeita de que Valentine, o pai de Clary, pode estar por trás dos assassinatos. Mas se ele é o assassino, então qual é o seu verdadeiro motivo? Para piorar a situação, o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, foi roubada, e a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Clary terá de enfrentar alguns demônios terríveis e decisões familiares ainda mais aterrorizantes. Ninguém disse que a vida de um Caçador de Sombras seria fácil.

Obs:  A Sinopse é uma combinação das sinopses dos livros em inglês e português, para evitar spoilers. 

Sobre o livro: Uma semana depois dos acontecimentos do primeiro livro, a situação estar bem complicada para os Caçadores de Sombras, já que Valentine fugiu com a Taça Mortal. A situação de Jace também estar bem difícil, pois um grave segredo foi revelado servido para desestabilizar a relação dele com os Lightwood. Maryse a matriarca da família, se sentido traída, passou a tratá-lo com indiferença e desconfiança. Esse segredo serviu também para afastá-lo de Clary que engata um forçado namoro com seu amigo Simon. Como se a situação de Jace já não tivesse difícil, a Clave, envia Imogen Herondale, uma terrível e amarga Inquisidora para interrogá-lo, pois acreditam que ele seja um espião de Valentine. Quando uma criança da lua e uma criança fada são encontradas mortas, a situação acaba gerando um mal estar entre as raças do Submundo, o que eles não imaginavam era que tudo não passava de uma distração de Valentine para roubar os Irmãos do Silêncio

O homem deu um passo em direção ao demônio. "Eu sou muito inteligente. E também eu sou seu mestre agora. Eu seguro a Taça Mortal. Você tem que me obedecer, ou enfrentar as conseqüências”.O demônio ficou silencioso por um momento. Em seguida, ele se inclinou para o chão, em uma imitação de obediência - o mais próximo que uma criatura com o corpo não real poderia vir para ajoelhar. "Estou ao seu serviço, meu senhor...?”.A frase terminou educadamente, com uma pergunta.O homem sorriu. "Você pode me chamar de Valentine".


Agora além de ele ter a Taça Mortal, Valentine também havia conseguido Espada da Alma conhecida como Maellartach, que era guardada na Cidade dos OssosLogo, Jace, Clary e seus amigos descobrem que Valentine deseja fazer o ritual da Conversão Infernal, para assim criar um exército de demônios, para controlar a Clave e com isso conseguir a supremacia dos Caçadores de Sombras. Numa corrida contra o tempo, Clary e outros precisam impedir o plano insano de Valentine, além de provar a Clave que Jace e leal aos Caçadores de Sombras.
Cidade das Cinzas foi um livro interessante de ser ler, já que eu gostei dos novos personagens, que foram agregados a estória, servindo para desenvolver melhor o enredo, o que fez com a leitura fluísse sem problemas. Também gostei da maior participação do personagem Valentine, já que podemos conhecê-lo melhor. O único ponto negativo foram às atuações de Clary e Jace. Clary parecia ter esquecido tudo que aprendeu e viveu no primeiro livro, sempre culpado o Jace de todos os problemas e sendo completamente chata. Ele também estava bem apático nesse livro, não parecia o Jace, corajoso e sarcástico que eu tanto gostei em Cidade dos Ossos. Com relação aos antigos personagens eles continuam, sendo carismáticos e a série continua instigante, por esse motivo apesar da fraca participação de Clary e Jace, eu recomendo o livro e pretendo ler Cidade de Vidro em breve, pois estou bem curiosa, para saber o que acontecerá a seguir.
Boa leitura e não esqueçam de comentar!!!






17 comentários:

  1. Oi marla esse foi o único livro da série que eu realmente gostei. Parei depois de Cidade de Vidro que foi uma decepção total pra mim.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oi Marla! Não desanime, Cidade de Vidro vai te deixar sem ar, é o melhor dos quatro lançados, mas eu amo todos. Neste segundo eu gostei que os outros personagens foram mais explorados.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida,
      Vou começar a ler Cidade de Vidro em breve, e espero que ele seja surpreendente.

      *bye*

      Excluir
  3. Não li nada dessa série e não sei, tenho um pé atras.
    Gostei da sua resenha.
    brubs

    ResponderExcluir
  4. É complicado quando os personagens dão uma decaída assim, não é Marla?
    Eu vou começar a leitura de Cidade dos Ossos em breve, espero gostar. :)
    E não desanime com a série, pelo o que dizem, melhora muito no terceiro!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?
    Parabéns pela resenha! Faz tempo que quero ler o livro, mas sempre acabo esquecendo... Aiaiai.

    Ah, não sei se é de seu interesse, porém tá rolando um book tour no meu blog do livro "A Linhagem". Se puder, dá uma passadinha lá e participa:

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/2013/05/book-tour-linhagem-camila-dornas.html

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  6. Esse é o meu favorito da série :) Achei o com a história mais legal e melhor desenvolvida. Infelizmente, não posso dizer o mesmo de Cidade de vidro...

    ResponderExcluir
  7. Por enquanto só li Cidade dos Ossos, mas adorei o livro e na mesma hora comprei o segundo. Só que ele está já há um tempão aqui mofando na estante, pq nunca encontro tempo pra ler =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Comentei em um outro blog hoje isso, e volto a dizer: os elogios que estão fazendo a essa série tem me deixado curiosa a conferir o que a Cassandra escreve, parece imperdível. Enfim, estou deixando as minhas ressalvas de lado para considerar ler em breve.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  9. Nahim...quero muito ler esses livros. Eu vi sobre o filme e fiquei com mais vontade ainda! AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  10. Oi Marla, tudo bem flor?
    Acho que sou uma das poucas que ainda não começou a ler essa série. Mas confesso que me desanima por conta da quantidade de livros e o preço dos mesmo, que no geral são bem caros. Mas um dia arrisco. :)
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  11. Oi Marla, estou sumida ainda por causa da internet ruim, mas providenciando uma melhor, tem dias que dá pra navegar, e dias que não, desculpe. Logo...logo volto a ativa e retorno os comentários normalmente.
    Mas agora vamos a sua resenha, que ao meu ver está ótima, como sempre vc manda bem ao indicar um livro \o
    Sou suspeita pra falar algo de Instrumentos Mortais, pois adoro essa série e esse livro é muito animado, cheio de ação, adoro.
    Estou ansiosa pra que saia logo o volume 5, louca pra ler mais sobre o Jace *.*
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  12. Sou fá da saga e claro amei o livro!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ai meu Deus, tenho até vergonha de dizer que nunca li esta série e nem nada da autora...rsrs.

    Um beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu só li o primeiro, mas planejo retomar a série assim que o filme sair!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  15. Oi Marla!
    Comprei os livros em promoção no Sub mas até agora não tive tempo de ler o.O
    Pretendo começar a ler a série após ver o 1º filme, assim já leio a história com a imagem dos personagens na cabeça.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  16. É o mal dos segundos livros, ser pior do que o primeiro. Tenho esse livro e já li Cidade dos Ossos, mas achei tão confuso o mundo da autora, que lerei de novo. Vou dar sim, continuidade a serie.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)