Resenha: Perdas e danos - Diane Chamberlain

quarta-feira, 11 de março de 2015

Título Original: The Good Father
Livro no Skoob • 256 páginas
Classificação: 5 Editora: Arqueiro
Sinopse: Travis Brown é um rapaz diferente da maioria dos jovens de sua idade. Aos 23 anos, já conheceu – e perdeu – seu grande amor, já precisou lutar pela guarda da filha na justiça e agora trabalha incansavelmente para sustentá-la. Sua rotina não é fácil, mas ele consegue levar uma vida digna. De repente, tudo começa a dar errado: ele perde o emprego, sua casa pega fogo e sua mãe morre. Sem ter a quem recorrer, precisa ir morar com a filha em um acampamento para trailers. Lá, conhece Savannah, uma jovem linda e sexy que realmente parece querer ajudá-lo. É ela quem lhe fala sobre a vaga em uma obra em Raleigh, uma cidade próxima. Travis não quer se mudar, mas não tem alternativa: seus últimos dólares estão acabando e ele não vê a menor perspectiva de conseguir mais dinheiro.
No entanto, ao chegar a Raleigh e conhecer Roy, seu suposto empregador, ele descobre que o trabalho na verdade é um roubo. Roy garante que será a única vez e que a quantia que Travis receberá será suficiente para tirá-lo do sufoco por um bom tempo. Agora, de frente para a maior encruzilhada de sua vida, Travis precisa decidir que caminho seguir para continuar sendo um pai exemplar. 

A trama do livro gira em torno dos três personagens: Travis, Robin e Erin, o destino faz com suas vidas sejam entrelaçadas.
Travis é um rapaz de vinte três anos, que trabalha na área de construção, para sustentar a sua filha Bella de quatro anos e sua mãe. Mas sua vida vira pelo avesso, quando sua casa pega fogo, e sua mãe acaba morrendo no incêndio. Sei lar e um emprego, ele caba se mudando para um acampamento de trailers com a filha.
Robin é uma jovem de vinte dois anos que trabalha como gerente em uma pousada, e estar noiva de Dale Hendricks que é candidato a prefeito de Beaufort. Ela precisou fazer um transplante no coração, enquanto ainda era adolescente e agora, sua vida parece ser perfeita ao lado dos Hendricks, mas quando Alissa sua cunhada de dezessete anos dar a luz uma menina, ela começa a ansiar pela filha que jamais conheceu.

Eu sabia, no mais profundo do meu ser, que ele sentia exatamente o mesmo que eu – um amor que criara suas raízes quando éramos crianças. Um amor que fora obrigado a mergulhar na clandestinidade.

Erin é uma farmacêutica de trinta e poucos anos que é casada com Michael e mãe de uma menina de três anos chamada Carolyn. Com a morte da filha em um acidente, Erin devastada pela dor, acaba se afastado do marido e para ficar longe das lembranças, ela termina se mudando para um apartamento, longe de seu antigo lar.
Em seu novo lar Travis conhece Savannah, sua nova vizinha, uma jovem simpática, que querendo lhe ajudar lhe fala sobre um emprego em Raleigh, a principio ele decide não aceitar já que não tem com quem deixar Bella, mas a ameaça de despejo faz com que ele mude de ideia. O problema e que o emprego oferecido por Roy, e na verdade para ser motorista em um assalto.
Na adolescência, Robin sempre foi superprotegida pelo pai, por causa de seu problema no coração, solitária ela acabou se tornando amiga do aluno novo: Travis Brown, com quem iria viver uma proibida história de amor. Os preconceitos do seu pai, por ela e Travis serem de classes sociais diferentes e sua frágil saúde, fizeram com que ela fosse separada de Travis, mas não antes dele conseguir a guarda da menina que ela estava esperando.
Erin que participa de um grupo da apoio online, para pais que perderam seus filhos começa a frequentar a Jump Start, uma cafeteria e lá ela conhece Travis e Bella, eles logo fazem amizade, já que ela fica encantada pela menina.

- Eu não estava sobrevivendo- respondi. – Estava morrendo aos poucos. Gota a gota. Dia a dia.

Enquanto Travis toma uma difícil decisão, Robin percebe que estar vivendo uma mentira e Erin, vai tirar de uma situação complicada a cura para seu coração enlutado.
Fiquei interessada pelo livro assim que li que a editora Arqueiro iria lança-lo, já que gosto de livros que tem pais como narradores. E interessante acompanhar a dedicação, o amor e tudo que eles são capazes de fazer pelo bem de um filho.
A escrita da autora e fluida e envolvente e a leitura fluiu de forma rápida e agradável.
Com a narração dividida entre Travis, Robin e Erin, o que em minha opinião facilitou bastante a leitura, além de nos possibilitar conhecemos melhor seus sentimentos e pensamentos.
Sinceramente gostei dos três narradores, mas o meu preferido, sem dúvida foi Travis, seu jeito amoroso e dedicado em relação à filha, além das atitudes, apesar de algumas serem bem erradas, são todas pensando em Bella, que é uma gracinha e super inteligente.
Tanto Robin, quanto Erin são personagens que no principio possam parecer fracas, por buscarem o caminho mais fácil, mas no decorrer da trama, além de conquistar minha torcida, elas mostraram serem fortes e de grande personalidade, quando o momento pediu.
Com uma trama sobre pais, amor incondicional pelos filhos, perdão e novas chances, Perdas e Danos conquista o leitor por trazer personagens humanos, que conquista sua torcida apesar dos seus erros. Livro mais do que recomendado!!

Hoje, entretanto, tudo o que realmente me importa é ser um bom pai.

Livro cedido para resenha pela editora

7 comentários:

  1. Oie,
    não conhecia o livro, mas infelizmente o enredo não me agradou.
    Quem sabe daqui há algum tempo

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Marla, tudo bem?
    Esse livro parece ser muito bom, e a dica está mais do que anotada, mas acho que por enquanto vou dar um tempo em livros muito intensos.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marla!
    Este livro está sendo bem comentado. O que realmente me deixa curioso em lê-lo é o fato de saber quais são as atitudes erradas que ele comete. Acredito que isso tornar o protagonista mais humano.
    Espero poder ler em breve.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não lembro de ter visto algo sobre esse livro, mas adorei a premissa dele, sem falar que uma das coisas que mais gosto são personagens humanos. Adorei <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha... Ele ainda não estava na lista dos desejados apesar da curiosidade... Agora depois de ler a resenha.. entrou na lista! RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Marla
    já li um livro dessa autora e gostei bastante. Gosto do modo como ela alterna as vozes da narração, e dos sentimentos que transbordam em sua narrativa. Dica anotada.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Eu fiquei interessada nesse livro logo que lançaram, mas ainda não li, acho que vai ser um leitura emocionante.
    Muito boa a sua resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)