Resenha: Indesejadas – Kristina Ohlsson

domingo, 23 de abril de 2017

Título original: Askungar
SkoobClassificação: 5/5 Editora: Vestígio
Fredrika Bergman & Alex Recht - Livro 01

Sinopse: Crimes brutais marcam um verão sueco. Suécia, meados de um verão chuvoso. O inspetor Alex Recht e sua equipe, auxiliada pela analista criminal Fredrika Bergman, começam a investigar o que parece ser um caso clássico de disputa familiar pela guarda de uma criança. No entanto, quando a menina é encontrada morta no extremo norte da Suécia, com a palavra “indesejada” escrita na testa, o caso se transforma rapidamente no pior pesadelo da equipe de investigadores.



A trama tem inicio com o desaparecimento de Lilian Sebastiansson, uma menina de seis anos, que viajava com a mãe de trem de Gotemburgo a Estocolmo. O veterano Alex Richt assume o caso juntamente com sua equipe, que é formada por Fredrika Bergman e Peder Rydh. Assim que interrogam Sara, a mãe de Lilian, Alex descobre que a jovem sofria violência doméstica por parte de seu ex-marido Gabriel Sebastianson que logo se torna o principal suspeito do sumiço da menina.

Convicto em seus instintos, Alex não vê outro caminho em que seguir nesse caso, diferente de Fredrika que enxerga algumas pontas soltas, que se mostram importantes, quando Lilian aparece morta e com a palavra Indesejada escrita na testa.

Seguindo essa linha de raciocínio, Fredrika passa a investigar pistas soltas que acabam por formar um quebra - cabeça que pode levar ao verdadeiro culpado. Agora eles precisam correr contra o tempo para encontrar o Homem, antes que ele faça uma nova vítima.

 A primeira criança desapareceu em meados daquele verão de chuvas ininterruptas.


Indesejadas possui uma trama instigante e bem escrita que é dividida em três partes e se desenrola durante uma semana. Na primeira parte a autora nos apresenta os personagens e tem inicio a investigação sobre o desaparecimento de Lilian, já na segunda a investigação toma um novo rumo e passamos a entender melhor a cabeça do criminoso que se denomina apenas como o Homem, e a terceira mostra as consequências da investigação e o rumo tomado pelos personagens.

Falando em personagens a trama e narrada principalmente por Fredrika, Alex e Peder, mas outros personagens como Ellen (a assistente que faz parte da equipe de Alex), Sara (a mãe de Lilian), Jelena (jovem misteriosa que tem ligação com o homem) e o Homem, também ganham a sua vez e contribuem para o desenvolvimento da trama.

Determinada e competente, Fredrika na adolescência tinha o sonho de ser violonista, mas uma lesão em seu braço acabou com ele, sendo assim ela se entregou aos estudos acadêmicos e acabou se tornando uma criminalista especializada em crimes contra mulheres e crianças. Alex sempre teve vocação para ser policial e com vinte cinco de profissão era considerado uma lenda entre os seus colegas, confiante e convicto em seus instintos, acaba não aceitando tão bem sugestões e isso acaba dificultado seu relacionamento com Fredrika. Peder era um bom policial, mas um tanto infantil e invejoso, no decorrer da trama ele vai amadurecendo e aprendendo a trabalhar em equipe, principalmente com Fredrika.

O interessante da trama e que acabamos descobrindo a identidade do Homem, ao mesmo tempo em que os personagens (Fredrika, Alex e Peder), assim como descobrimos também  os motivos de seus atos.

A leitura fluiu sem problemas, graças á escrita envolvente da autora, que vai juntando as peças durante o decorrer da trama não deixando nenhuma ponta solta. Com um criminoso insano, personagens carismáticos e uma trama instigante, “Indesejadas” entrou para o time dos melhores romances policiais que já li. Recomendo com certeza!!
  

*Livro cedido pela Editora Vestígio para resenha*

11 comentários:

  1. Oi, Marla!
    Não sou muito fã de romances policiais, mas tem alguns que realmente me deixam curiosas. Indesejadas iria me ganhar com certeza pelo fato da autora ter uma escrita bem ágil. E que bom que a autora, não deixou nada a desejar no livro!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha! Eu sou apaixonada por romances polícias — amém, Sherlock Holmes por isso — E esse livro seria um dos que leria sem medo, parece ser maravilhoso!

    Beijão
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Marla. Me pareceu ter uma trama bem instigante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Marla, tudo bem?
    Esse livro parece ter uma trama bem instigante e complexa. Gostei com toda certeza, e já anotei a dica.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Marla, tudo bem? O título logo de cara já me chama atenção. Parece ser uma trama interessantíssima e o fato da narrativa da autora ser fluída já me deixa mais animada pra leitura. Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Não conhecia a história, mas fiquei muito curiosa com a premissa.
    Dica anotada por mim.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Marla =)

    Como comentei em seu post passado, não sei se seria um livro que eu leria no momento. Até por que achei a premissa um pouco pesada e não é bem me gênero de leitura.

    Mas acredito que para quem goste, é um boa opção.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    parece ser uma ótima história, com um mistério instigante, já li um livro desse gênero desse selo e curti muito, essa capa me deixa bem curiosa com a história, gostei da sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Marla!
    Ainda não conhecia esse livro, mas adoro histórias policiais e de investigação. Parece bom!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá Marla,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, adora a premissa e acho que vou adorar a história, ótima resenha...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Marla! Li poucos livros desta Editora, mas este aqui parece ter uma trama muito boa.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)