Resenha: Pela Luz dos Olhos Seus - Janine Boissard

domingo, 27 de agosto de 2017

Título original: Histoire D’Amour
Skoob Classificação: 4/5 • Meta literária 2017
224 páginas • Editora: Arqueiro 

Sinopse: Laura Vincent cresceu entre o mar e as macieiras da Normandia. Passou a adolescência à sombra da irmã mais velha. Agathe – a bela – era admirada e disputada por todos os garotos da cidade; Laura – a pequena – passava as noites em casa, lendo romances. Mas o destino preparou uma surpresa para Laura. Trabalhando como assessora de imprensa de músicos, ela recebe, no dia seguinte ao seu aniversário de 26 anos, a visita do agente de um dos tenores mais famosos do mundo. Ela é requisitada para ser guia dele e seu chefe não deixa margem para discussão. Rico e bem-sucedido, Claudio Roman viaja pelo mundo emocionando plateias com sua voz. Fã de banquetes, bebedeiras e belas mulheres, ele parece ter tudo o que quer, porém seu comportamento esconde a amargura de nunca poder interpretar Alfredo, em La Traviata, por causa de um ataque criminoso que lhe custou a visão. Laura está preparada para lidar com um homem difícil e arrogante, mas, assim que ouve Claudio cantar pela primeira vez, ele toca seu coração. Aos poucos, mais do que sua guia, ela se torna também a confidente das noites sombrias de angústia. Como ela nunca lhe pede nada em troca de seu apoio, Claudio promete lhe dar qualquer coisa. No momento certo, ela cobra a promessa: quer que o cantor se submeta a um transplante de córnea capaz de lhe restituir a visão de um dos olhos. Apaixonada e convencida de que Claudio não precisará mais dela quando voltar a enxergar, Laura vai embora sem se despedir e sem dar a ele a oportunidade de vê-la. Será que Claudio saberá lidar com essa decisão? Ou ele vai enfim perceber que sempre lhe faltou o alimento mais essencial à vida: o amor?


Lançado pela Editora Arqueiro, Pela Luz dos Olhos Seus, de Janine Boissard, conta a tocante e bela história entre Laura Vincent e Claudio Romani.

Laura é uma jovem de vinte seis anos que nasceu na Normandia e cresceu a sombra de sua bela irmã mais velha Agathe. Pequena de estatura, mais com grande determinação, Laura com sua beleza singela se tornou assessora de imprensa no meio musical em Paris.

Claudio é um grande tenor, célebre na França quanto no exterior. Seu maior sonho sempre foi interpretar Alfredo em La Traviata, mas há dois anos ele perdera sua visão após um assalto.

 Que a lua é belíssima, mas de toda forma um pouco distante?

Os mundos de Laura e Claudio acabam se cruzando, quando David May, agente do tenor a contrata às pressas para ser sua guia em suas viagens. Com fama de crápula e sedutor, Claudio fascina não só por sua aparência, mas também por sua bela voz.

Os dias assim como os meses passam e Laura e Claudio tornam-se cúmplices, e a ela que o tenor procura para desabafar suas angustias, e consolá-lo da dor de nunca poder ser Alfredo. Determinada Laura decide convencê-lo a fazer um transplante de córnea, mesmo que isso o tire de sua vida para sempre.  
  
Janine Boissard apresenta uma trama agradável e fluida que me conquistou apesar de uma pequena ressalva. Dividido em três partes, onde e compartilhada a narração entre Laura e Claudio. Com capítulos curtos fluem com facilidade e que falam sobre doação, paixão, música, mas principalmente sobre amor.


Sim, o amor era de fato essa coincidência perfeita entre duas criaturas, alma e carne confundidas numa mesma chama. Era de fato aquela doação total, na qual nos esquecemos de nós mesmos pela felicidade do outro.

Laura cresceu sendo a “pequena”, enquanto sua irmã Agathe era a “bela”, esse fato nunca realmente incomodou Laura, que sempre teve um ótimo relacionamento com a irmã e com os pais. Mas ainda assim ela galgou o seu lugar no mundo e mostrou do que a pequena era capaz. Quando ela conhece Claudio e escuta sua bela voz, o tenor lhe ensina a ver melhor as cores da vida.

Claudio é um homem mortalmente ressentido, pois com a perda de sua visão, se ver privando de seu maior sonho, ser Alfredo em La Traviata. Laura o compreende lhe dar esperança e o faz ver a essência das coisas.

A relação entre Laura e Claudio evolui de forma natural, e apesar de alguns ataques do tenor, um acaba dando o melhor de si para o outro, e neste momento que Laura que o ama, percebe que Claudio só será feliz ser for Alfredo e num gesto de renuncia pede que ele passe pelo transplante de córnea, mesmo acreditando que ele já não precisará dela, ou não irá querê-la por não ser uma das beldades a que ele estar acostumado a se envolver. Sem Laura, Claudio enfim entenderá o que é o amor?


- Está esquecendo o amor, cavalheiro.

Quis ler Pela Luz dos Olhos Seus, desde o seu lançamento, mas por conta de outros livros acabei adiando a leitura, só que esse ano eu o coloquei como meta e enfim conseguir lê-lo. O bom que a espera valeu a pena. O livro nos encanta não só por ser uma história de amor, mas também pela forma que a autora montou a história, envolvendo música. Minha única pequena resalva e em relação ao final, eu gostei e me fez sorrir, mas o considerei muito rápido, gostaria que a autora tivesse feito um epílogo, para vermos o depois.

Finalizado Pela Luz dos Olhos Seus, é um livro que nos encanta por mostrar que o amor, nos dar esperança e nasce onde menos esperamos. Recomendo!!!

 E se, finalmente, o pão e a música não eram mais suficientes para alimentar sua vida... 

8 comentários:

  1. Olá!
    Parece ser um livro encantador, me chamou atenção só pelo título que lembra uma música hahaha.
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Marla! Tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante justamente pela história de amor e por envolver música, minha outra paixão hahaha...

    Linda resenha!

    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  3. Oi Marla, tudo bem? Que incrível eu achava que conhecia todos os livros da Arqueiro, mas esse é novidade pra mim <3 Gostei do enredo e da resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Marla! Já li Pela Luz dos Olhos Seus e curti bastante, entretanto a arrogância e estupidez de Claudio para com a Laura me desagradaram um pouco. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marla!
    Gente, que pedido inusitado esse hein? Estou perplecta aqui hahhahaha Com certeza vou ler o livro pra saber como isso vai terminar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor!
    Adorei a resenha!
    O título não me é muito estranho, mas não tenho recordação de ter visto o livro!
    Que bom que você gostou ;)

    Adorei seu blog <3
    Também amo romances, haha
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  7. Quero tanto ler esse livro. Há muitas outras amigas blogueiras que falam bem dele assim como voce falou. Ja estou de olho nessa beldade há tempos.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  8. Olá Marla,

    Acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro, gostei muito da premissa e acho que eu leria em algum momento sim....parabéns pela resenha.,...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)