Retrô ou Vintage?

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Olá gente, tudo bem com vocês?
Quando pensamos em retrô ou vintage, logo imaginamos que possam ser a mesma coisa, todavia existe uma diferença entre os dois, e neste post vamos falar um pouquinho sobre eles.
Imagem: (Atelier Clássico)


O estilo retrô é uma reprodução de estilos antigos, com confecção atual, já o estilo vintage é algo genuinamente clássico, antigo e, considerados muitas vezes relíquias. Ambos os estilos, são lindos e tendência nos dias de hoje, mas o que devemos, de fato, nos perguntar , qual ideia queremos deixar transparecer quando decidimos decorar aquele cantinho especial da nossa casaSó assim, devemos escolher entre Móveis Retrô ou Móveis Vintage .

Os Móveis Retrô são peças nostálgicas recriadas com novas tecnologias e adaptadas para a atualidade. Além de serem peças icônicas, os Móveis Retrô denotam uma decoração singular com muito charme.

Dicas:
Referências de décadas passadas: Busque inspiração em revistas, sites, novelas de época e, inclusive, nos álbuns de família. 

Aposte nas cores: Na decoração retrô as cores vivas e intensas são as mais utilizadas em móveis e demais itens decorativos. 

Características dos móveis: Além da cor marcante, a mobília antiga que é a inspiração para a decoração retrô, era geralmente mais baixas e alongadas com pés fininhos — os famosos pés palitos.


Os Móveis Vintage são peças clássicas que foram resgatadas de fato das décadas 20 a 60. O design original dos Móveis Vintage formam um ambiente nostálgico e de muita personalidade.

Dicas:
Referências de décadas passadas: Você poderá investir em objetos como máquinas de escrever que entregam um estilo vintage, também o uso de relógios de parede com toque sofisticado, discos de vinil, aparelhos de telefone, rádio e TV.

Aposte nas cores: A escolha da cor branca traz o romantismo e a delicadeza do passado; já os armários de marcenaria clássica são os grandes responsáveis pelo ar vintage do ambiente. 

Características dos móveis: Nos anos 20 era utilizado abajures com formas curvas, tecidos orgânicos, uma paleta de cores suave, espelhos com molduras trabalhadas e os revestimentos com aspecto de madeira.

Conclusão tanto os móveis retrô , quanto os  móveis vintage são  tendência e trazem nostalgia, aquela sensação de está de volta ao passado, mesmo que retrô seja uma releitura de algo antigo e que  vintage seja uma peça usada, mas original de época.

No site do Atelier Clássico você encontra varias opções para sua decoração, não deixem de conferir.

4 comentários:

  1. Olá...
    Vou confessar que realemnte achava que retrô e vintage era a mesma coisa. Muito esclarecedor seu post e, é claro, amei saber um pouco mais sobre o assunto.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tinha parado pra pensar nessa diferença entre retrô e vintage... achei tudo bem explicadinho e eu ainda fiquei interessada em algumas peças kkkkkkkkkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber a diferença de ambas as decorações. Bom post!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Marla, tudo bem?
    Gostei bastante da explicação, deu pra sacar bem a diferença.
    Meu estilo é mais o retrô mesmo, porque gosto que seja só uma referência aliada à modernidade.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)