[Eu Assisti # 02] As Crônicas de Nárnia : O leão, a Feiticeira e o Guarda - Roupa

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Título Original : The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe
Sinopse : A história começa na Segunda Guerra Mundial, quando quatro crianças (Pedro, Lúcia, Edmundo e Susana) são obrigadas a sair de Londres por causa dos bombardeiros e ir para uma pequena cidade na Inglaterra, na casa de um professor solteiro. Quando chegam na mansão do tal professor, Lúcia descobre uma passagem secreta escondida no fundo do guarda-roupas de uma sala vazia. Esta passagem leva a um mundo mágico chamado de Nárnia, onde os habitantes são escravizados pela Feiticeira Branca. Porem um acidente acaba fazendo com que os quatro irmãos fossem parar no guarda roupas e encontrando um mundo fantástico e agora eles terão que lutar para encontrar Edmundo e com a ajuda de Aslam, o grande leão, livrar os seres mágicos da opressão da Feiticeira.

As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é um filme estadunidense, produzido pela Walden Media e The Walt Disney Pictures e lançado em 2005, dos gêneros aventura e fantasia, baseado no livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, primeiro livro da série As Crônicas de Nárnia, publicado em 1950, mas escrito em meados de 1940 pelo escritor britânico C.S. Lewis. Apesar de ser o primeiro livro a ser publicado, é na verdade o segundo na ordem cronológica dos acontecimentos da série. Traz a dedicatória do autor para a sua enteada, Lucy Barfield.  É também o primeiro filme da série de filmes The Chronicles of Narnia.


Curiosidades : O filme foi dirigido pelo neozelandês Andrew Adamson e também foi filmado na Nova Zelândia, embora também tenham ocorrido filmagens na Polônia, na República Checa e na Inglaterra. Foi distribuído no Brasil pela Buena Vista e a estreia ocorreu no dia 9 de dezembro de 2005, assim como em todo o mundo, com exceção do Reino Unido, onde o filme estreou alguns dias antes. O filme arrecadou mais de US$700 milhões em bilheteria em todo o mundo. As Crônicas de Nárnia foi o primeiro filme com atores dirigido por Andrew Adamson; antes ele só havia dirigido os filmes de animação Shrek, em 2001, e Shrek 2, em 2004. A personagem Jadis foi oferecida a Michelle Pfeiffer, que não pôde aceitá-la devido a obrigações familiares. Tilda Swinton não havia lido a série antes de atuar no filme. Skandar Keynes foi escolhido para interpretar Edmundo, principalmente por causa dos olhos. Inicialmente seria Brian Cox quem daria voz ao personagem Aslan, porém ele acabou substituído por Liam Neeson.  As filmagens foram realizadas na Nova Zelândia. Aslan sigifica leão, em turco. Jadis significa feiticeira, em persa. Os entalhes do Guarda-Roupa são referentes à passagens do livro O Sobrinho do Mago. No escritório de Digory o porta-fumo do professor é uma maçã de prata, outra referência de O Sobrinho do Mago. O escudo de Pedro tem desenhos de folhas de macieira e maçãs, mais uma referência à macieira que protegia Nárnia em O Sobrinho do Mago. Aslam cresceu 5% depois que ressuscitou na Mesa de Pedra.


Capa do livro
{Fonte}

Sobre Filme: A história se inicia, com a casa dos irmãos Pevenise sendo bombardeada , podemos ver a primeira disputa entre Edmundo e Pedro, que o acusa de querer tomar o lugar do pai. Para a segurança dos filhos  Helen , a mãe deles decide tira-los de Londres envia-los para a casa do professor solteiro, Digory Kirke, no campo. Ao chegarem na mansão que é controlada por Dona Marta, Pedro, Susana, Edmundo e Lucia, logo ficam entendiados.Cansada de não fazer nada, Lucia sugere que brinquem de esconde-esconde, Edmundo e claro não concorda, Susana fica em cima do muro, mas Pedro o mais velho, aceita; Neste ponto podemos ver que ele fará tudo que Lucia quiser.
Enquanto brincava, Lucia encontra Nárnia, ao se esconder no guarda- roupa, ela conhece o sr.Tummus, ela adormece depois de tomar um chá, e quando acorda já é noite, mas ao retornar para casa ela percebe, que não se passaram nem uma hora se quer. Da segunda vez que Lucia, viaja para Nárnia, Edmundo a segue e , então ele conhece Jadis a Feiticeira Branca, que o seduz, com a idéia de transforma-lo em rei de Nárnia, Lucia conta para Pedro e Susana sobre  Nárnia e revela que Edmundo também esteve lá, os irmãos mais velhos não acreditam, e Edmundo mente dizendo que Lucia tem uma grande imaginação. Mas a mentira de Edmundo não dura muito já que, em outro dia enquanto bricavam , ao ar livre eles acabam quebrado uma janela, e precisam se esconder da Dona Marta; Eles entram no guarda-roupa, e acabam indo parar em Nárnia, Lucia descobre que sr. Tummus, sumiu , eles encontram abrigo com o sr. e a sra. Castor. Com o desenrolar, do filme, Edmundo se separa dos irmãos, indo procurar Jadis que lhe revela sua verdadeira face, já os outros três, Pedro, Susana e Lucia, seguem viajem com os castores em busca de Aslan. Uma batalha se inicia entre o exercito de Aslan e o exercito de Jadis a Feiticeira Branca, agora quem sairá vencedor?

                                                     


Meus Comentários: O filme  é bem interessante, com muitos efeitos, e o enredo e fabuloso. Os irmãos possuem personalidades bem diferentes, que faz com que eles entrem em constante atritos,principalmente Pedro e Edmundo, mas ao mesmo tempo eles se completam. Super recomendado !!!

6 comentários:

  1. Oi Marla!
    Já assisti esse filme e também recomendo.
    Ele é super interessante, uma história diferente das que já estamos acostumadas a ver.
    Gostei bastante da resenha e do filme também. rs
    Beijos;

    ResponderExcluir
  2. Oi Marla!!!
    Eu tenho o volume completo de Crônicas de Nárnia e sou apaixonada por ele *--* Acho O leão, a feiticeira e o guarda-roupa muito legal!!!
    Vc vai resenhar os outros?
    Bjoo ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Legal...bastante curiosidade que eu não sabia. Belo post.

    http://lendolivrosloucamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amo As Crônicas de Nárnia!! E sua resenha está óoootima, amei paraabéns!
    Além dos filmes, eu tbm super recomendo o livro, é ótimo!

    beijos, Camila
    http://www.coffeplusbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, já assisti o filme e gostei muito!!!
    Assisti os 3, mas achei o 2 meio cansativo!
    Muitas dessas curiosidades eu não sabia.

    André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir
  6. Marla, gostei muito deste filme. Acho interessante as histórias mitológicas e os seres mágicos. Valorizo sempre o potencial e a criatividade do autor e o impulso que proporciona a nossa poderosa imaginação. Tudo transcende a partir de impulsos. No primeiro filme adorei o fauno Domnus....No segundo, achei o príncipe lindo!!! Falta assistir o terceiro filme.

    Mudando de assunto... O que mais gosto no seu blog é a sua versatilidade.Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)