Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Título Original: City of Bones
Os Instrumentos Mortais # 01
Livro no Skoob || Classificação:4
Sinopse:Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 


Sobre o livro: Em Cidade dos Ossos, nós conhecemos Clarissa Fray. Clarissa, mais conhecida como Clary, é uma simples adolescente de quinze anos que vive apenas com a mãe Jocelyn, no Brooklyn, já que seu pai Jonathan Clark, morreu antes de seu nascimento. Contando sempre com a presença, de  tio Luke, um velho amigo de sua a mãe e de Simon seu amigo de infância, Clary vê sua vida normal, virar de cabeça para baixo , depois de visitar o badalado clube Pandemonium. Clary presencia um assassinato, o problema é que e só ela consegue ver os “assassinos” Jace Wayland, Alec Lightwood e sua irmã Isabelle, que se denominam Caçadores das Sombras. Após essa noite louca no clube Pandemonium, Jocelyn começa a agir estranhamente, ao mesmo tempo Clary reencontra Jace que lhe fala mais sobre os Caçadores de Sombras, e seu trabalho de destruir os demônios e manter a paz, e sobre a suspeita que ela possa ser uma deles. Clary não acredita no início,  mas depois de ser atacada por um demônio Ravener e ver sua mãe desaparecida, ela começa a perceber, que existe mais coisas no mundo que os olhos humanos podem enxergar.

“Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso, como era fácil perder tudo o que sempre tinha pensado que teria para sempre.”

Jace leva Clary para se recuperar no Instituto, lar dos Caçadores de Sombras, e lá ela conhece Hodge, uma espécie de tutor dos caçadores. Clary descobre que sua mãe, assim como seu tio Luke, foram Caçadores de Sombras, e para piorar fizeram parte de um grupo chamado Círculo, assim como Michael Wayland(o pai de Jace), o próprio Hodge e os pais de Alec e Isabelle. O Círculo era liderado por Valentine , um rapaz carismático, mais obcecado pelo poder, ele era contra o tratado de paz entre a Clave (Caçadores das sombras) e os Downworlders(seres metade demônio), pois desejava o extermínio dos downworlders, e sonhava com a supremacia dos Caçadores de Sombras. Mais algo deu errado e Valentine, foi dado falsamente como morto, assim como Jocelyn, agora anos depois ele estar de volta, e planeja colocar seu plano em prática, utilizado a perdida Taça Mortal(utilizada originalmente para criar os caçadores). Confusa com tantas reviravoltas em sua vida, Clary precisa entender descobrir o seu passado, para poder viver o seu presente e assim encontrar sua mãe, para isso ela precisará embarcar em uma perigosa aventura com os Caçadores de Sombras.

"A runa na página parecia saltar dentro em um acentuado foco, e ela pensou,involuntariamente, Recordar. Se a runa era uma palavra, teria sido esta, mas não havia ali mais sentido do que qualquer palavra que ela pudesse imaginar. Era uma primeira memória de criança, da luz caindo através das barras do berço, lembrou o cheiro da chuva e das ruas da cidade, a dor da perda não esquecida, a dor aguda da humilhação relembrada, e dos cruéis esquecimentos dos velhos, quando a mais antiga das memórias aparece com agonizante e clara precisão, e a aproximação de incidentes são perdidos além das lembranças."

Apesar de ter uma narrativa inicialmente devagar e um pouco cansativa, Cidade dos Ossos é um livro que possui um enredo instigante , cheio de revelações e personagens carismáticos ;Como Clary que inicialmente é uma mocinha um tanto chata, mas acaba se  fortalecendo com o desenrolar da trama, ou Jace com seu jeito mandão e sarcástico, que acaba conquistando qualquer um, mesmo sem querer. Com grandes expectativas pela continuação, Cidade dos Ossos é um livro que eu Recomendo!!!
Boa leitura e não esqueçam de comentar!!!






9 comentários:

  1. Morro de vontade de ler essa série. Apesar de vc ter faldo até que bem dele é muitas resenhas negativas e isso me desanima muito.
    beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  2. Oi Marla,
    Esse livro parece ser muito bom e a capa dele é linda *-* Já li várias resenhas positivas sobre ele e estou bem curiosa para ler essa série ;)
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei a série toda, mas ainda não tive tempo de ler, mas vou ter que dar um jeito, a curiosidade está me matando...

    Eu tenho um blog literário e quero te convidar para conhecer.

    Seguindo o seu blog e se puder retribuir ficarei muito grata!!

    http://colecionando-livros.blogspot.com.br/

    bjooos

    ResponderExcluir
  4. Oi Marla!
    Adorei sua resenha. Bem direta e sincera.
    Eu me apaixonei por essa série desde o primeiro livro. Acabei emendando um livro no outro. rs
    Acabei de comprar o "Cidade dos anjos caídos" e estou louca para ler!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Marla!
    Comecei a ler esse livro, mas dei uma pausa porque a história tava demorando pra acontecer e acho que eu não estava no clima. Mas pretendo retomar e terminar a leitura antes que saia o filme, pois todos dizem que a série vale muito à pena.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  6. Oi Marla! Eu quase desisti deste livro, o começo é chatinho, mas ainda bem que fui adiante, hoje é minha série preferida e caí de amores por Jace. Dos quatro lançados, Cidade de vidro é o melhor, mas nenhum deixa à desejar.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Marla!
    Já quis muito ler o livro, mas o gênero YA está um pouco cansativo no momento..rsrs
    Minha lista está enorme, é bem provavel que eu não leia mais..rsrs
    ótima resenha!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Marla!
    Você acredita que to com esse livro aqui para ler há mais de um ano e ainda não li? Eu acho que to perdendo bastante coisa, não é? :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro já tem uns 2 anos e não dei prosseguimento na serie, me lembro de achá-lo confuso e cansativo. Terminei de ler e reli o livro para entender mais ou menos. Vou tentar relê-lo antes do lançamento do filme.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)