Resenha : Cisne - Eleonor Hertzog

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Título Original: Cisne
Livro no Skoob ||Classificação: 5
Série: Uma Geração. Todas as Decisões # 01
Sinopse:Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!

Sobre o livro: Em Cisne somos apresentados a Peggy Saint-Mont uma jovem de quartoze anos e sua família adotiva os Melbourne. A família e formada pelo casal de doutores Henry e Doris e por seus sete filhos Teo, Ted, Tim, Tom, Pam, Lis e Bobby, que tem entre dezessete e oito anos, eles vivem em um veleiro solar chamado Cisne, numa Terra que passou por grandes avanços principalmente na área cientifica, e que é governada por um órgão mundial chamado Conselho Supremo. Henry e Doris são famosos biólogos marinhos, que estudaram na prestigiosa Escola Avançada de Champ - Bleux. Famosa por formar os melhores cientistas da Terra, como o doutor Jamion Dornor, que descobriu o mundo chamado Talarian, Champ – Bleux, e o sonho de todo jovem que possui uma aptidão para ser cientista, inclusive os jovens Melbourne. Em Porto Alto, cidade, que faz parte da rota do Cisne, os Melbourne são recebidos como sempre com muita alegria pela população, o que leva o jovem foca (jornalista iniciante) do Paris Diário, Jean Rieve a revê seus conceitos, já que cientistas e jornalistas não se dão bem. Para surpresa de todos Teo seus irmãos Ted, Tim, Tom, Pam, Lis e Peggy são aceitos pela Champ – Bleux, levados seus pais a suspeitarem, que há algo errado, já que isso jamais havia acontecido.

“- E então continuariam a vida toda aqui, debaixo das nossas asas?
Henry sorriu de novo.
- Não seriam nossos filhos se achassem que debaixo de asas é lugar de viver a vida toda. Vai ser difícil e vai doer um bocadinho, mas eles vão descobrir que os laços entre eles são mais fortes do que qualquer distância. Vão sobreviver.”

Tendo apenas dezessete anos tendo caráter e sendo imparcial na hora de escrever suas matérias, Jean acaba se tornado amigo dos Melbourne e convidado a viajar no Cisne, quando Henry e Doris descobrem que iriam receber os talarianos Turon de Alter e Tian de Carasan, depois do incidente com doutor Orel no veleiro Aurora Boreal.  Turon e Tian, são dois jovens cientistas que fazem parte do Intercâmbio Cientifico Cultural Interplanetário. Terra e Talarian, não possui uma boa relação desde o inicio, já que os talarianos possuem uma tecnologia, muita mais avançada, em compensação os terráqueos possuem criatividade. Como forma de terminar a eterna disputa, entre os mundos o intercâmbio fora criado, porém há três anos quando a base terráquea – talariana Ariel explodiu, matando terráqueos e talarianos, inclusive a família do doutor Orel, a relação entre os dois mundos se tornou ainda mais tensa, já que ninguém acredita realmente que foi um acidente. 

“O assobio estridente do cientista não era de forma alguma esperado. Ensurdeceu a todos e inutilizou dois microfones que estavam mais perto.
Os jovens estavam longe o suficiente para não ouvirem o estardalhaço  do cais, e longe o bastante para os do cais não ouvirem os risos e palmas da apresentação. Aquele assobio, no entanto, era sempre ouvido – e prontamente atendido.” 

Turon e Tian, chegam ao Cisne, acompanhados por Giles de Malo, um jovem e arrogante jornalista talariano, que causara alguns problemas.Paralelamente a adaptação de Jean e dos talarianos no Cisne, que se dá em meio a discussões e algumas lições, somos apresentados há alguns aprovados da Champ – Bleux que farão parte da turma dos Melbourne. Em um certo momento do livro, alguns mistérios são revelados, assim como outros são criados, só para nós fazer perceber que a viagem estar apenas começando.
Quando comecei a ler Cisne, a leitura não fluiu tão rápido como eu gostaria, já que levei um tempo para me acostumar com os capítulos longos e com a grande quantidade de personagens. Mas com o passar das páginas o enredo instigante e inovador criado pela autora Eleonor Hertzog, acabou me envolvendo, e já despertando a minha curiosidade para a continuação. Como disse antes, o livro possui muitos personagens, mas todos de alguma maneira têm sua importância na estória, mas eu não poderia deixar de citar que meus personagens favoritos, são os Melbourne *-*.

“Que os sonhos fossem grandes o bastante.
Que os corações fossem realmente generosos.
Que pensassem, enquanto fosse possível, que estavam somente vivendo suas vidas... Porque um dia descobriram que estavam vivendo a vida de todo aquele mundo!
Um dia, eles saberiam: A esta geração, todas as decisões”.

Queria agradecer a Eleonor Hertzog, por me levar nessa maravilhosa aventura , a bordo do Cisne, um livro super recomendado!!
Boa leitura e não esqueçam de comentar!!



12 comentários:

  1. Oi Marla.
    Sempre leio resenhas sobre esse livro e falam super bem dele.
    Entendo que histórias com personagens demais demoram a fluir, confundem mesmo, é normal.
    Mas Cisne continua na minha lista de leituras.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo falando bem do livro...Agora eu queroooo!!
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  3. Oi Marla, sabe quando uma capa não te atrai? Nem o título ou a sinopse? Pois é. É assim que eu me sinto com esse livro. Já li várias resenhas positivas sobre ele como a sua, mas nem assim me sinto empolgada.
    Além disso esse fator muitos personagens me desanima um pouco. Eu sempre me confundo e preciso ficar voltando.
    Não digo que nunca lerei, mas no momento não me atrai.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oi Marla! Se fosse pela capa eu não leria, mas na sua resenha temos pontos bem interessantes, acho que vale a pena dar uma chance, não seria uma prioridade. Livros com muitos personagens demoram mesmo para engrenar, até conhecermos todos não conseguimos entrar no clima. Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marla,
    Estou com o livro aqui na fila para ler. As suas 800 páginas assustam um pouco, né, mas espero gostar como você.
    bjs

    Te indiquei uma tag: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/2013/08/tag-vamos-responder.html

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros de aventuras, e é por isso que estou super ansioso por essa leitura. Ótima resenha. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro maravilhoso, mas infelizmente não sou muito fã das edições da Dracaena. Deixo de ler muitos livros nacionais pela falta de cuidado que eles têm com a revisão... :(

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Marla!
    Mais uma resenha positiva... Várias pessoas comentam que há muitas personagens no livro e que inicialmente, a leitura demora para fluir. Espero que isso não aconteça comigo, já que será uma das minhas próximas leituras.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Até hoje só li elogios, quero ler também RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. É um livro tão grosso que me da medo, porém irei ler ele assim que possível pois todas as pessoas que lêem ele gostam!
    leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sempre que eu vejo essa capa imagino coisas completamente diferentes do enredo. Como todos disseram acima, também só leio elogios para o livro. Espero poder ler logo e gostar.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Marla!
    Ganhei o Cisne num sorteio, pretendo ler assim que a fila de leituras me permitir e espero gostar dessa aventura, que parece ser tão diferente e original.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)