Resenha: Por Isso A Gente Acabou – Daniel Handler

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Título Original: Why We Broke Up
Livro no Skoob || Classificação: 5
Sinopse:Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

Sobre o livro:  Minerva Green ou simplesmente Min é uma adolescente de mais ou menos dezesseis anos, que adora filme antigo e sonha em ser diretora de cinema. Após o termino de um rápido namoro com Ed Slaterton um veterano do time de basquete do colégio, Min decide virar página e deixar tudo que aconteceu para trás. Através de uma carta ela nos explica os motivos do fim do relacionamento. Apesar de estudarem no mesmo colégio Min e Ed jamais haviam conversado antes, até que ele vai de penetra na festa de aniversário de Al, melhor amigo de Min. Como astro do time de basquete, Ed tem uma certa fama que Min conhece, mas termina aceitado sair com ele. Por serem muito diferentes Min e Ed terminam por fazer algo que jamais fizeram antes, como ele indo assistir a um filme antigo e ela indo torcer por ele em um jogo de basquete. Inevitavelmente Min termina se afastado dos amigos, e passa a conviver muito mais com Ed e sua turma do basquete. Mas como nada e perfeito, uma bomba acaba explodido, fazendo Min descobrir que sua história com Ed era apenas uma ilusão.

“Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais”.

De uma maneira simples e divertida Daniel Handler, descreve o inicio, o meio e o fim de um relacionamento intenso entre Min e Ed. Adorei a maneira como Min descreve a importância de cada suvenir, que recebeu de Ed (de uma forma direta ou indireta) durante o relacionamento, e como ela relaciona um momento da sua vida com um filme que ela já assistiu. O relacionamento do casal tem seus momentos fofos, mas você percebe quando ela explica por que eles terminaram, que o namoro não iria durar muito, porque eles tem sonhos, desejos e gostos diferentes. Os personagens são um caso a parte até aqueles que você deseja odiar, você acaba gostado. Destaque para os amigos de Min, principalmente Al, que é super fofo e Joan a irmã de Ed, por ser uma cunhada legal.

Depois de um segundo eu ri, Ed, e tentei usar aquele esquema multitarefa de olhar ao mesmo tempo para o Al com uma cara de “Dá para acreditar nesse cara?” e para você com outra de “A gente conversa depois”.

Não poderia terminar essa resenha sem falar deles, do casal principal ou quase de Por Isso A Gente Acabou, o Ed termina sendo um babaca, mas tem os seus momentos fofos, já Min é uma boa protagonista, apesar de seus momentos alienados de “namorada de astro do time de basquete”, ela conduz a trama sem deixá-la cansativa, deixado você curioso a  cada suvenir. Enfim gostei muito de Por Isso A Gente Acabou e da escrita de Daniel Handler, e espero ler outros livros dele em breve. Super Recomendo, boa leitura e não esqueçam de comentar!!!



14 comentários:

  1. Oi Marla.
    Todos falam super bem desse livro, que parece ter um enredo simples, mas bem trabalhado.
    To com o ebook dele aqui, mas não consegui ler ainda.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha inúmeras expectativas com esse livro e ele estava suprindo todas elas, até chegar o final.
    Claro que eu sabia perfeitamente que os dois não ficariam juntos (é óbvio..kkk), mas não achei que o acontecimento que deu o fim para tudo tinha lógica. Não achei que isso seria feito, até pq não acredito que o personagem possa ter feito isso, então ao final eu fiquei desapontada.
    Mas ainda assim gostei muito do livro...kkk

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  3. Minha curiosidade para ler este livro aumentou em 500%! Sério, amei a resenha.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Marla!
    Não conhecia o livro nem o autor, mas fiquei curiosa para ler o livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia o livro,mas não tenho certeza se eu iria querer lê-lo.
    Amei aqui :)

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Marla! Também gostei muito do livro, achei a maneira que o autor usou para contar a história bem criativa. Al foi meu personagem favorito, mas Min me fez rir também.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é lindo... Pelo menos fisicamente!! Rs. Não sei com relação ao conteúdo, pois ainda não li, mas pretendo!
    Adorei sua resenha.
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. Oi Marla
    Tenho que confessar que a capa não chamou muito a minha atenção, mas a sinopse é legal e gostei da sua resenha. Vou dar uma chance ao livro e vou colocar na minha lista de desejados ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Tenho maior curiosidade de ler esse livro, só comentários positivos...
    Curti o novo lay, mais eu preferia o outro :(
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  10. Hey Marla!
    Esse livro agora, já está na minha lista AHAHA

    Adorei que a protagonista deseja trabalhar com cinema :3

    Parabéns pela resenha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Não me resta dúvidas de que devo ler esse livro. Sério, sua resenha me deixou com muita vontade de ler.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei sua resenha e e deixou com mais vontade de ler o livro! Estou doida para compra-lo, mas sempre acho o preço meio salgado rs'
    Adorei a história da carta e as ilustrações nesse livro são tão lindas!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Quero ler esse livro desde quando foi lançado, por ser do mesmo autor de Desventuras em serie que eu adoro. Pela sua resenha deu para perceber que estou muito certa em querer ler o livro.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Marla!
    Nossa, to super afim de ler esse livro. Sempre que eu leio uma resenha dele, com mais vontade eu fico. kkkkkk
    Adorei a resenha. :D

    Beijinhos
    Books And Movies

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)