[Eu Assisti # 39] O Segredo dos seus olhos

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Título Original : El Secreto de Sus Ojos
Direção: Juan José Campanella  • Gênero: Drama
Duração: 127 min. • Distribuidora: Europa Filmes
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, José Luis Gioia, Carla Quevedo.
Sinopse: Após se aposentar do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal, Benjamin Espósito se dedica a escrever um livro. Ele busca inspiração numa história real, ocorrida em 1974, quando o departamento em que trabalhava investigou o estupro e assassinato de uma bela jovem. Benjamin conhece o marido da falecida, Ricardo Morales, e promete ajudá-lo a encontrar o culpado{créditos}


Baseado no livro La Pregunta de sus Ojos, de Eduardo Sacheri, o filme El Secreto de Sus Ojos (O Segredo de Seus Olhos), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, narra a estória de Benjamim Espósito. Espósito trabalhou muitos anos como servidor da justiça penal Argentina, mas agora que estar aposentado ele decide dedicar seu tempo livre, para escrever um livro. Sendo assim ele procura sua ex-chefe Irene, para lhe dizer que pretende se inspirar em um caso investigado por ele anos atrás e que marcou sua vida. E nesse momento que voltamos vinte poucos anos no tempo, mas precisamente nos anos setenta em uma Argentina as vésperas do segundo golpe militar. Espósito e incumbido de investigar o estupro seguido de assassinato da bela jovem, Liliana Colotto Morales. No primeiro momento Espósito não aceita o caso, mas ao se deparar com a cena brutal, acaba mudando de ideia. Logo ele procura o viúvo , o jovem bancário Ricardo Morales, e se comove com o profundo amor , que Ricardo sente pela esposa. 



Determinado, Espósito passa investigar, inicialmente sem nenhuma pista, até perceber que provavelmente o agressor era alguém que Lilliana conhecia já que não houve sinal de arrombamento. Examinado antigos álbuns de fotografias da vitima, Espósito, fica intrigado com a forma vidrada que um rapaz, sempre e fotografado observado Lilliana. Desconfiado ele comenta esse fato com Ricardo, que revela que o jovem é Isidoro Gómez, namorado de infância de Lilliana. Acreditado que Isidoro possa ser o agressor , Espósito e seu assistente Pablo Sandoval, iniciam uma busca,determinados a fazê-lo pagar, porém o que eles não imaginam e que nada será fácil e no final as conseqüências podem ser inimagináveis. Paralelo a investigação vemos a relação entre Espósito e Irene, nos percebemos que ele sente algo mais por ela que apesar de estar noiva, parece retribuir seus sentimentos, porém Espósito não consegue sair da sua zona de conforto e abrir seu coração, pois não acredita estar no mesmo nível que ela. Então ficamos nesse impasse e na torcida para que algo venha mudar a relação deles.


Eu não estava tão interessada em assistir a esse filme , mesmo achando seu trailer interessante, mas me propus a ver pelo menos um pedaço, para ver o que achava e acabei sendo fisgada pela trama instigante. Durante o filme que intercala entre o presente, com Espósito conversado com Irene sobre o livro e o passado na época do crime, são levantas quatro perguntas, pelo menos para mim foi assim. 1- O crime será solucionado? 2- O culpado será condenado? 3- A relação entre Espósito e Irene, sairá na zona platônica e 4- Espósito finalizara o livro? Todas essas perguntas são respondidas em um final totalmente surpreendente, porém satisfatório. Os atores também dão um show de interpretação, principalmente Ricardo Darín, que faz Espósito , já que ele consegue transmitir apenas com o olhar seus sentimentos e emoções, o que é bacana, já que temos a ligação com o titulo do filme. Enfim O Segredo dos Seus Olhos é um filme excelente e eu recomendo!!

10 comentários:

  1. Tô super afim de assistir esse filme já tem um tempo (inclusive, ele passou na globo há uns tempos atrás), mas sempre adiava porque achava muito longe e eu tenho esse problema chato de dormir nos filmes hahaha

    Mas vou procurar assistir :)
    Beijo!
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o filme, parece ser bem intenso, pelo menos a sinopse sugere isso. Sua resenha em deixou bem curiosa e interessada, vou ver. Gosto do estilo.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Nao conhecia esse filme mas parece ser ótimo!
    Com certeza vou assisti-lo muito em breve!


    Beijos,
    Carolina'a Book Blog

    ResponderExcluir
  4. Oi Marla

    O que eu tenho para falar desse filme é: que final! Não consigo lembrar de muita coisa do que aconteceu durante todo o filme, até porque em muitos momentos achei um pouco arrastado, mas do final eu lembro com perfeição.
    Não assistiria de novo, mas achei um filme marcante e vale a pena conferir.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marla, tudo bem?

    Não sou assim tão viciada em filmes como sou em livros. Raramente vejo, só mesmo no cinema quando está passando algum que eu queira MUITO ver. Gostei da sua resenha =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pois tu sabe que eu fiquei de ver este filme e deixei. Eu achava que era algo de romance meloso!!! dãããããããã, que tonta que eu fui... hahahahahahaha
    Este filme ganhou o oscar por filme estrangeiro, não?

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da dica Marla. Só ouço comentários positivos a respeito deste filme e vou fazer de tudo para assisti-lo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Esse filme parece ser muito bom :)
    Valeu a dica, vou colocar na minha lista de filmes para ver ;)


    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. sou doida para ver esse filme! mas confesso que gosto d ever quando passa na tv que ai vou fazendo outras coisas enquanto assisto rsrsrs pena que o dia que passou eu perdi!
    se na locadora da minha cidade tivesse eu ia ver!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. pena que perdi dia que passou na tv
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)