Resenha: Julieta – Anne Fortier

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Título original: Juliet
Subtítulo: Duas famílias,uma antiga maldição,um amor quase impossível
Livro no Skoob • 448 páginas
Classificação: 5 Editora: Arqueiro
Sinopse: Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, mas, desde que seus pais morreram, foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose. Quando Rose morre, deixa a casa para Janice. Para Julie restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar muito antigo e misterioso. Intrigada, Julie parte para Siena. Mas tudo o que a mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue as duas famílias. E, levando-se em conta sua linhagem e seu nome de batismo, Julie provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor.

Desde a morte de seus pais Julie e sua irmã gêmea Janice foram criadas pela tia – avó Rose, sempre na companhia do fiel mordomo Umberto. Porém com a morte da tia a vida dela muda completamente. Além de descobrir que foi deserdada, Julie ainda é surpreendida por uma inesperada carta. Nesta carta ela fica sabendo que seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei e que um suposto tesouro deixado por sua mãe á espera na Itália. Em Siena ela conhece uma simpática senhora chamada Eva Maria Salimbeni e o seu afilhado Alessandro Santini. E através de Eva Maria que Julie descobre sobre a antiga rixa entre as famílias: TolomeiSalimbeni. Entre os pertences da mãe, Julie encontra alguns diários, porém um deles lhe chama atenção, o tal diário se passa em Siena de 1340 e foi escrito pelo Maestro Ambrogio. Lendo o diário Julie descobre sobre a trágica história de amor entre o casal Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti. Instigada pela história do casal e determinada a terminar algo que sua mãe começou  Julie acaba entrando de cabeça no mundo dos Tolomei,  Salimbeni e  Marescotti e acaba descobrindo segredos, uma maldição e para sua surpresa encontrado o amor.

Nunca saberei quanto tempo durou nosso beijo. Foi um daqueles momentos que nenhum cientista jamais consegue reduzir a números, por mais que se empenhe. Só sei que, quando enfim o mundo voltou rodopiando, vindo de algum lugar agradavelmente distante, tudo estava mais luminoso do que nunca e valia mais a pena. Foi como se todo o cosmos houvesse passado por uma reforma exorbitante desde a última vez que eu o olhara ... ou talvez nunca tivesse olhado direito.

Não sei se já comentei com vocês, mas Romeu e Julieta estar entre os meus casais favoritos da literatura, então quando vi que a Arqueiro iria relançar Julieta, com uma nova capa, que por sinal é linda eu não hesitei em solicitá-lo e posso dizer que valeu a pena. Inicialmente as letras pequenas, me incomodaram um pouco, mas quando me acostumei á leitura fluiu sem problemas. O livro tem a trama dividida entre o passado e o presente. A autora intercala o presente, quando acompanhamos Julie e suas aventuras por Siena e o passado  também em Siena contado a história de amor entre Giulietta e Romeo e suas conseqüências. Confesso que tinha muita curiosidade para saber como a autora iria recriar uma das mais lindas e trágicas histórias de amor e posso dizer com sinceridade que ela fez um ótimo trabalho. Foi muito bom acompanhar como cada peça que vamos conhecendo no decorrer na trama vai sendo encaixada e no final não sobrar nenhuma ponta solta. Julie e sua irmã Janice são totalmente diferentes, enquanto a primeira é reservada e faz um estilo despojado a segunda é expansiva e faz o estilo sedutora. As duas possui muitas diferenças e vivem brigando, mas foi muito bom ver as duas unindo forças quando necessário. Alessandro e totalmente misterioso e no primeiro momento ele e Julie não vão com a cara um do outro, mas foi interessante acompanhar a evolução do relacionamento entre eles e ver como aos poucos eles descobrem o amor um no outro. Umberto foi um personagem que me surpreendeu totalmente, não esperava que ele estive envolvido em tantos mistérios e segredos. Enfim Julieta é um ótimo livro, com segredos, tesouros,mistérios, amores e sobre a necessidade de descobrir o lugar ao qual pertencemos.

Só me lembro dos olhos do homem que se recusou a me perder de novo e que me arrancou das garras do Bardo, para podermos enfim escrever nosso final feliz.


{Livro cedido pela editora, para resenha}

18 comentários:

  1. oie Marla
    apesar da história de romeu e julieta ser trágica, eu também amo esse casal.
    Tenho esse livro já faz um tempão, mas nunca li. Que arrependimento.
    Amei os quotes que você selecionou.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marla!
    Esse livro, infelizmente, não funcionou comigo. :(
    Foi uma leitura demasiadamente cansativa e desinteressante. Esperava bem mais até porque muitos leitores e amigos já haviam indicado a mim. E ao ler sua resenha agora, percebi que você também gostou muito da leitura. Fico feliz que tenha funcionado com você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar desse livro e quero muito ler.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Marla! Já li Julieta e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. oi
    adorei a resenha, a historia dele me chamou a atenção e que bom que você gostou dessa leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Boa resenha. Eu tenho esse livro aqui há tanto tempo e ainda não li, acredita? AUSHAUS Só eu mesmo. Enfim, depois dessa resenha e da sua classificação para o livro, tentarei encaixá-lo na minha lista de leituras assim que possível :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não é uma livro que me interesse muito, mas quem sabe eu não dê uma chance a ele?!

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  8. Oi Marla!
    Esse livro está nos meus desejados há muito tempo. Eu também adorei essa nova capa e estou louca para poder ler! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Hey!

    Eu tenho Julieta com a capa antiga, já li e adorei. Também sou apaixonada pelo casal mais famoso de Shakespeare, e adoro releituras do romance deles. A autora foi genial, eram tantas reviravoltas que eu ficava de queixo caído e não conseguia desgrudar do livro. Recomendo a todos! Ótima resenha.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que demais! Já ouvi falar muito bem desse livro em resenhas anteriores e todas foram positivas, engraçado... Acho que deve ser ótimo, de verdade então!
    Deve ser interessante ver uma outra forma da Julieta! Eu só li Julieta Imortal até agora pra falar a verdade e nao gostei muito, acho que pode ser uma experiencia diferente né?
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Marla! Eu tenho a primeira edição, mas ainda não li. Você não é a primeira que elogia este livro, e acredito que seja mesmo uma história muito boa, o toque de mistério é o que mais me atrai.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Marla. A história desse livro parece ser muito boa, mas prefiro a capa da edição anterior, para falar a verdade não gostei muito dessa não...
    Saber que o livro tem mistérios e segredos já me deixou super curiosa.
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  13. Oi Marla!
    Quando comecei a ler sua resenha já fiquei pensando se não existia esse livro com outra capa, aí depois você falou que esse era uma edição nova e eu entendi! Eu quero ler esse livro desde o lançamento da 1ª versão, e depois da sua resenha mais ainda.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e fiquei surpresa por ser da Arqueiro, normalmente é bem divulgado. Eu fiquei bem curiosa, já que adoro a história de Romeu e Julieta e amo releituras. Além disso, o livro se passa na Itália, como não amar? Fiquei com vontade de ler.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  15. Oi Marla, tudo bem?
    Faz algum tempo que eu li esse livro, e ele em minha opinião foi uma das melhores adaptações da peça de Shakespeare.
    Abraços'
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  16. Oi Marla

    Consegui esse liro numa troca do Skoob e já tinha até esquecido ele em minha estante. Todo mundo elogia bastante a história e nunca vi uma resenha negativa sobre ele. Essa intercalação entre o presente e o passado parece tornar a história ainda mais interessante. Espero ler em breve.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  17. Tenho esse livro com a capa antiga, que gostei muito mais do que essa. Não sei quando lerei, mas também adoro Romeu e Julieta, e to com medo de não gostar dessa nova releitura, por isso adio a leitura. Vamos ver se quando ler gosto também.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Marla!
    Achei bem criativa a forma como a autora recontou essa história tão tradicional, li ainda na 1ªedição e ela conseguiu me surpreender positivamente :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)