Resenha: Fique onde está e então corra - John Boyne

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Título Original: Stay Where You Are And Then Leave
Skoob • Classificação: 5/5 
222 páginas • Editora: Seguinte

Sinopse: Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados - enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicado que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas as suas forças para trazê-lo de volta para casa.  
                                                

Em Fique Onde Está e Então Corra , lançado pela Editora Seguinte e escrito por John Boyne o mesmo autor do livro O Menino do Pijama Listrado, iremos conhecer a história do corajoso menino : Alfie Summerfield. 

Conhecemos Alfie no seu aniversário de cinco anos de idade, nesse mesmo dia tem início a Primeira Guerra Mundial e a vida como ele conhece muda para sempre. Alfie demora para entender todas as mudanças que uma guerra causa, até que seu pai Georgie, assim como outros jovens se alistam para lutar no front de batalha. Não muito tempo depois ele perde sua melhor amiga Kalena Janáček (cujo pai nasceu em Praga) quando a menina  juntamente com seu pai são obrigados a partir e enviados a Ilha de Man

A trama salta quatro anos no tempo e passamos a acompanhar um Alfie com nove anos de idade, com isso podemos perceber o seu amadurecimento e todas as dificuldades enfrentadas por ele e sua mãe MargiePara ajudar com as despesas de casa, Alfie secretamente trabalha como engraxante na  Estação King's Cross  e com cada novo freguês e suas histórias ele vai descobrindo o impacto que a guerra causou na vida de todos.

A grande preocupação de Alfie e a falta de notícias de Georgie, ele teme que seu pai esteja morto, mesmo que sua mãe tente convencê-lo do contrário. Acontece que Georgie está internado em um hospital para soldados com neurose de guerra e quando Alfie descobre o seu paradeiro bola um plano para trazê-lo de volta para casa.

A trama escrita por John Boyne é fluida e você nem percebe as páginas passando enquanto ler, Alfie é um protagonista cativante, ele é corajoso, inteligente e possui uma grande determinação, todo o esforço que ele faz para ajudar primeiro a mãe, depois o pai é comovente.  Alfie convive com muitos adultos e um dos meus favoritos é Joe Patience (melhor amigo de Georgie), o jovem é politizado e quando conhecemos um pouco sobre o seu passado descobrimos o motivo que o levaram a não querer lutar na guerra.


Fique Onde Está e Então Corra não é apenas a história de um menino e sua visão sobre a guerra, mas também a história do amor de um filho por seu pai e tudo do que ele é capaz de fazer para trazê-lo de volta para casa.  Recomendo!!!

Foi você que me manteve vivo, mesmo nos momentos mais difíceis. 

2 comentários:

  1. Oi
    a escrita do autor é boa, mas meio sofrida, tão triste uma criança passar por essa situação, que bom que gostou de ler, um livro do autor que indico é o garoto no convés.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Li esse livro recentemente e gostei bastante!
    Fique Onde Está e Então Corra nos mostra o caos que se torna um país em guerra e suas consequências para a população, tanto economicamente quanto socialmente. Na minha opinião, a principal mensagem que essa história nos ensina é que as melhores motivações para fazermos algo são pelas pessoas que amamos, e que nunca podemos desistir daquilo que realmente queremos, mesmo que por um momento seja impossível. Através da busca de Alfie pelo seu pai, percebemos o quão longe o amor nos pode levar e como somos capazes de nos adaptar em um momento de dificuldade.
    Enfim, Fique Onde Está e Então Corra foi uma leitura incrível, que me emocionou, que me fez refletir e ainda me deixou temerosa pela capacidade que o ser humano tem de ser cruel.

    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)