*Resenha de Parceria 00 - Persuasão*

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Autora: Jane Austen
Editora : Martin Claret
Título Original: Persuasion || ISBN:978-85-7232-805-0
Nº de Páginas: 631||Casal: Frederick e Anne
Sinopse: O Fascínio que os escritos de Jane Austen exercem, mais do que se manter, torna-se maior no curso do tempo. A obra desta aclamada escritora tem sido constantemente adaptada para o teatro, cinema e televisão; nos meios acadêmicos, tem gerado abundantes e fecundos estudos de sua dimensão estética, sociológica e histórica; em vários países, inclusive o Brasil, são-lhe dedicados ativos e entusiasmados fã-clubes; e na web, há um número assombroso de páginas que remetem a Jane Austen.Esta edição especial reúne Razão e sensibilidade, Orgulho e preconceito e Persuasão - três dos mais apreciados romances desta que é uma das mais lidas e amadas autoras inglesas em todo mundo.
Sinopse de Persuasão no Skoob: 
O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.

Sobre o livro:  O Tolo e presunçoso sr. Walter Elliot, era viúvo  há alguns anos  de lady Elliot, que havia lhe dado três filhas, a mais velha Elizabeth, que havia herdado o nome da mãe, era a preferida, por ser a mais bela e parecida com ele, a segunda era Anne, que apesar de ter uma elegância espiritual e uma doçura de caráter, não era nada aos olhos do pai, e por ultimo Mary, mimada e sempre adoentada, porém ela era a única que era casada. Lady Russel, amiga da falecida lady Elliot, tinha um grande carinho por Anne e lamentava que Elizabeth preferisse a companhia da sra. Clay, a filha do sr.Shepherd, o advogado e amigo do sr. Walter, que após um casamento infeliz havia voltado para casa paterna com dois filhos, que aos olhos de lady Russel era uma péssima companhia.

Desde a morte da sra.Elliot, Elizabeth havia tomado as rédeas  da casa, e assumido o lugar da mãe, mais nem mesmo ela havia conseguido controlar os gastos do pai, levado a família adquirir muitas dividas. Para economizar os gastos, e depois de consultar e ouvir um conselho de Anne, a lady Russell sugeriu ao sr.Walter que se mudassem, para uma casa menor.

* O capitão Wentworth olhou para ela imediatamente, mostrando que notara aquilo. Lançou a ela um breve olhar, um olhar brilhante, que parecia dizer. “Aquele homem se impressionou com você, e até eu, neste momento, torno a ver em você algo de Anne Elliot ’’. * Pág 533.

O sr.Shepherd sugere que sr.Walter alugue Kellynch Hall, para o almirante Croft, que por ironia do destino, Anne descobre que o almirante e cunhado do capitão Frederick Wentworth, alguém que ela há alguns anos atrás havia sido noiva, mais Anne na época com dezenove, acabou sendo persuadida por lady Russell, que achava que a união com o capitão Wentworth, imprópria e fadada ao fracasso.
Anne acaba viajado para UpperCross Cottage, para ficar com a irmã Mary que havia exigido sua presença, enquanto seu pai e a irmã partem para Bath na companhia da sra. Clay. Ao conhecer o casal Croft, Anne fica receosa, temendo que a sra.Croft saiba sobre o fracassado romance entre ela e o seu irmão, mais ela fica aliviada ao constatar que eles nada sabem sobre o romance, mais ao encontrar o capitão Wentwort, pela primeira vez depois de oito anos, quando ele sai para caçar com seu cunhado sr. Charles Musgrove, ela percebe que seu amor por ele não morreu. Para ele Anne, era uma pálida sombra da que tinha sido, e ainda muito magoado se mostrava distante, pois não a tinha perdoado da rejeição que tinha sofrido.

*Só por você vim a Bath. Só por você eu penso e faço planos. Será que você não viu? Será que você não conseguiu entender meus desejos? Não teria esperado nem estes dez dias, se tivesse podido ler os seus sentimentos, como acho que você entendeu os meus. F.W. * Pág 615.
As irmãs de Charles, as senhoritas Musgrove se mostram encantadas com o capitão, principalmente Louisa, quando Wentworth se hospeda na casa da irmã, a sra.Croft e passa a freqüentar a casa dos Musgrove. Anne e claro sofria com a fria polidez com que ele a tratava, até que um dia depois de um passeio, ela ouve sem querer uma conversa entre Louisa e o capitão Wentworth, ela percebe que ele ainda guarda uma grande magoa dela. Enquanto ela tenta lidar com essa descoberta, e o capitão continua a desfrutar da companhia de Louise, surge dois prováveis pretendentes para Anne, o capitão James Benwick, (amigo do capitão Wentworth) e o sr. William Elliot, (primo e herdeiro de sr.Walter). Poderia Anne acreditar que a frieza e a distância que o capitão Wentworth, mostrava para com ela era apenas uma forma de proteger seu coração, deveria ela ter esperanças que seu amor ainda era correspondido?

No começo a leitura estava um pouco devagar, mais depois conseguir pegar o ritmo, o livro possui páginas amarelas, e as letras um pouco pequenas, mais sem nenhum erro ortográfico. O enredo e muito bem construído, e você acaba se envolvendo com os personagens e torcendo por eles. O romance e focado em Anne Eliot e no capitão Frederick Wentworth, ela uma jovem doce e sensata, que por ironia do destino nasceu em uma família fútil, que só se preocupa com a sua aparência e com o status social das pessoas, e ele um homem cheio de vida e de entusiasmo que construiu sua própria fortuna.
Quero agradecer a editora Martin Claret por ter me dado a oportunidade de resenhar esse clássico, da grande autora Jane Austen. O livro é uma cortesia da:
Super Recomendo, boa leitura e não esqueçam de comentar.

14 comentários:

  1. Que linda essa história, tem bastante do enredo de "orgulho e preconceito" que eu amo. Estou precisando ler um livro mais calminho e mais classico.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu comprei esse livro com essas 3 histórias há um tempão, mas ainda não tive tempo de ler??? Minha irmã é que leu meu livro, hehe. Mas assisti o filme, e amei. Persuasão é muito lindo!!!

    =)

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os livros da Jane e os filmes já vi todos *-*
    Adorei a sua resenha, ficou 10
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  4. Jane Austen é diva *o*
    Ah, obrigada ><
    Tenha um ótimo fim de semana,beijão.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  5. Oi Marla!
    Conheço os enredos da Jane Austen através dos filmes, mas nunca tive a oportunidade de ler os livros, tenho muita vontade! Que bom que a editora fez uma ótima revisão e não deixou passar os erros.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Marla!
    Ainda não li esse livro da Jane, mas estou ansiosa. Pra falar a verdade, o único que li foi Orgulho e preconceito e ele me encantou.
    Sua resenha está ótima!
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Marla
    JA sempre será minha diva
    dos seus livros, esse é o segundo na lista de preferidos.
    Não tem como não se apaixonar pelo Frederick. Aquela carta que ele escreve no final derrete meu coração rs
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Marla, os livros da Jane são os meus romances mais queridos, adoro os protagonistas masculinos dela, homens perfeitos e muito fofos, sua resenha como sempre muito meticulosa e concisa, adorei, parabéns querida.
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/05/caixa-de-correio-6.html

    ResponderExcluir
  9. MARLA!
    A Jane Austin é uma unanimedade, principalmente por situar seus romances em épocas passadas, que nos transportam a vivências, costumes e cenários idílicos.
    Parabéns pela resenha.
    Passando para desejar uma semana de muita tranqüilidade e amor. Obrigada pelo blog ser maravilhoso! Adoro ver as novidades por aqui!

    Carinho não tem preço, doe-se. Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, o livro parece ser muito bom! :)

    ResponderExcluir
  11. Estou há um tempão querendo ler os livros da Jane Austen, quando vi esse livro que reúne: Razão e sensibilidade, Orgulho e preconceito e Persuasão, fiquei doida pra comprar, mas infelizmente (ou felizmente se eu ganhar promoção. Sim estou participando! rs) no submarino já tinha esgotado! A sua resenha só aumenta ainda mais esse desejo. Até porque to precisando de uma dose de romances “normais”... saturada de romances sobrenaturais... hehehehe.
    Obrigada por compartilhar conosco seu amor por livros.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro os livros da Jane Austen mas ainda não tive a oportunidade de ler esse. Pela sua resenha dá para perceber que é um livro bem no estilo da autora, retratando a sociedade inglesa da época como sempre de maneira crítica e irônica.

    ResponderExcluir
  13. Sou fanática por romances e minhas amigas me indicam os livros da Jane a séculos, mas toda as vezes que eu vou comprar livros eu acabo esquecendo.
    Estou louca pra saber se ele vai ficar com ciúmes dos pretendentes dela!!! Eu querooooooo!!!!!!!!
    Adorando tudo! Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  14. Esse romance foi escrito por volta de 1818 pela escritora britânica, quando esteve doente e vindo a falecer. Fala sobre uma mulher já não tão jovem e um homem que se construiu. Gostei da sua resenha, está muito boa mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)