Resenha: Adormecida – Anna Sheehan

terça-feira, 2 de julho de 2013

Título Original :A Long, Long Sleep
Livro no Skoob ||Classificação:4
Sinopse: Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência. Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.


Sobre o livro: A primeira vista a jovem Rose Samantha Fitzroy, e apenas uma garota de dezesseis anos, mas há um pequeno detalhe, Rose passou os últimos sessenta e dois anos em estase (uma espécie de sono induzido, que mantém a pessoa jovem), até ser encontrada pelo jovem simpático Bren Sabah em um depósito no subsolo do condomínio Unicórnio, aonde ela vivia. Já desperta ela descobre que o mundo havia mudado, e as pessoas que ela conhecia, inclusive seus pais e seu namorado Xavier, já não existiam mais. Tentando assimilar as coisas, Rose se apóia na família Sabah, principalmente em Bren, e em Annie, a mãe dele. Apesar de ser a única herdeira da Unicorp, um império interplanetário, Rose por ainda ser menor de idade, pelo menos na aparência, acaba ficando sob a tutela de Guillory, o presidente da empresa, que delega ao casal Barry e Patty Piper, empregados da Unicorp, como seus pais adotivos.

Seis dias depois, eu estava empoleirada em frente a um cenário que tinha como fundo o Condomínio Unicórnio, enquanto pelo menos uma centena de repórteres tirava fotos da "miraculosa bela adormecida". Pelo menos era assim que estavam me chamando. Eu não me sentia tão bela.


Assim tentado levar uma vida “normal”, Rose passa a freqüentar a escola, na companhia de Bren, e lá ela conhece seus amigos, Molly, Anastásia , Jamal, Wihelm, Nabiki e Otto. Ela também passa a ter seções de terapia com a psicóloga Mina Bija. E na escola, que Rose descobre sobre os Tempos Sombrios, uma época de guerras, fome, doenças e morte, que devastou metade da população. Lá ela descobre também que para muitos a Unicorp e ao mesmo tempo uma salvação e uma prisão. Apesar da companhia e amizade de Bren, Otto e de seu cachorro Zavier, Rose não consegue deixar de se sentir deslocada e muito menos consegue parar de pensar em Xavier,que ela foi obrigada abandonar, mas que jamais esqueceu ou deixou de amar. Mas e somente quando sua liberdade e ameaçada e que Rose passa a se questionar,será que todas as vezes que foi colocada em estase por seus pais, foi para o bem dela ou eles faziam tudo por conveniência própria. Rose precisa encarar seus medos, descobrir segredos e enfrentar uma ameaça letal, para só assim finalmente encontrar sua felicidade. 

— Você sente saudades dele?
    Pensei em ignorar a pergunta ou mudar de assunto, mas não o fiz.
— Todos os dias — confessei. — Tento não pensar nele.
— Mesmo assim você o desenha.
Suspirei.
— Não posso pensar nele, mas também não consigo esquecê-lo. Não é certo esquecer uma pessoa que você amou.


Quando li a primeira vez sobre Adormecida, eu pensei que se tratava de uma releitura de A Bela Adormecida, na verdade não deixa de ter alguns pontos parecidos, mas a estória de Rose Fitzroy, estar longe de ser um conto de fadas. Através da visão de Rose conhecemos, sua estória no presente e seus momentos, com Xavier e seus pais no passado. A autora construiu um enredo, interessante que fluiu sem problemas, gostei da forma como ela trabalhou os lados positivos e negativos dos avanços tecnológicos e da ciência. Os personagens também conseguiram me convencer, destaque para Xavier, Otto e Bren, três personagens diferentes, que conseguem, cada um a sua maneira ajudar Rose a encontrar confiança em si mesma  . Rose também e uma boa protagonista, apesar de alguns momentos ter tido vontade de lhe dar algumas sacudidas, em outros momentos torci para que ela fosse feliz, depois de tudo que ela foi obrigada a passar. Em suma gostei de Adormecida e recomendo !!!

Boa leitura e não esqueçam de comentar!!




13 comentários:

  1. Todo mundo pensa/lembra da Bela Adormecida ai ver o livro...Mais ai ler toma um choque ao ver a diferença, pelo menos comigo aconteceu ^^
    Tbm gostei do livro o li em 1 um dia...Curti a tecnologia mostra n livro é bem diferente dos da atualidades.
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  2. Oi Marla!
    Várias pessoas tiveram essa mesma primeira impressão que você: pensaram que fosse uma releitura de "A Bela Adormecida".
    Não li ainda, mas acredito que seja uma boa leitura. Nada muito surpreendente, mas que pode me agradar.
    Espero ler em breve e gostar também. (:
    Foi bom saber sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Eu li o livro e gostei muito, tanto que entrou para a lista dos meus favoritos!
    Não tem como não comparar com a Bela Adormecida pois é isso que a premissa dos livro nos passa. Mas quando lemos percebemos que é algo totalmente diferente! <3
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  4. Li muitas resenhas positivas desse livro, já a algum tempo venho com vontade de lê-lo. Mas nas minhas compras sempre o deixo pra trás.
    Hoje venho aqui e vejo sua resenha, a vontade cresceu e vou comprar, daí te digo o que achei. Mas pelo visto acho que vou gostar muito da história, assim como você. Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    realmente eu pensei que fosse eu adaptação de A bela adormecida, mas com a leitura vi que passou longe rsrsrs
    Eu sinceramente não curti muito esse livro.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Marla, tudo bem?
    Já li algumas resenhas desse livro, e só vi elogios. tenho muita vontade de ler, pois achei a premissa bem criativa. Já esta anotado na listinha, e assim que minhas provas de concurso passarem e eu consegui retomar as minhas leituras vou tentar procurar adquirir o livro.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  7. Oi Marla!
    Eu também tinha pensado em Bela Adormecida quando vi o livro... Que legal que você também gostou!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Marla! A primeira vez que vi também achei que fosse releitura, mas depois de ler algumas resenhas percebi que é bem diferente da Bela adormecida. Espero ler em breve.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Penseiem bela adormecida pelo título e o começo da sinopse, mas acho que não tem muito mais que uma leve inspiração. confesso que tenho preconceitos com distopias e personagens adolescentes, mas esse parece ser um bom livro, talvez eu comprasse apenas pela capa como faço na maioria das vezes.

    Eu marquei vocês para responderem um meme no meu blog, caso queiram e se interesse: http://www.estandybooks.com/2013/07/meme-como-eu-leio.html

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    De início pensei que fosse uma releitura do clássico da Bela Adormecida. Mas depois de sua resenha, sei o que de fato o livro busca tratar.

    Parabéns pela resenha e pelo blog também :D
    Abraços.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ai minha nossa senhora, ta aí mais um livro cuja capa me tira do sério e eu morro e vontade e ler!!!!!

    Em geral eu gosto muito os livros esta editora.

    Beijão, Vanessa - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Marla,
    Estou com esse livro aqui para ler e em breve vou lê-lo, estou só esperando a minha pilha de livro de parceria diminuir um pouco :D
    Adorei a sua resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  13. Eu só li resenhas negativas desse livro, falando que o enredo começa muito bom e depois da uma caída legal. Também pensei que era uma releitura de Bela Adormecida e já quase comprei ele por isso varias vezes. Não sei quando lerei. :/

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)