Resenha: O Que Aconteceu Com o Adeus – Sarah Dessen

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Título original: What Happened to Goodbye
Livro no Skoob || Classificação: 5
Sinopse:Desde o amargo divórcio de seus pais, McLean e seu pai, um consultor de restaurante, se mudaram para quatro cidades em dois anos. Separada de sua mãe e da nova família de sua mãe, McLean seguiu com seu pai para deixar o passado infeliz para trás. E cada novo lugar dava-lhe a chance de experimentar uma nova personalidade: de líder de torcida a diva do drama. Mas agora, pela primeira vez, McLean descobre um desejo de ficar em um lugar e apenas ser ela mesma, quem quer que ela seja. Talvez Dave, o cara da porta ao lado, possa ajudá-la a descobrir. Combinando a marca registrada da escrita graciosa de Sarah Dessen, ótimos personagens, e a atraente história, What Happened to Goodbye é uma leitura irresistível. 


Sobre o livro: A vida de McLean virou de cabeça para baixo desde a traumática separação de seus pais. McLean Elizabeth Sweet, que tem mais ou menos dezessete anos,preferiu morar com o pai, desde que  sua mãe se casou de novo e teve um casal de gêmeos. Gus Sweet , o pai de McLean é um chef de cozinha e consultor da EAT INC (empresa especializada em comprar restaurantes falidos), um emprego que exige que ele mude constantemente de cidade, fazendo com  que  McLean e ele, tenham morado em três cidades em apenas dois anos. O problema e que em cada cidade McLean se reinventava, tanto no nome, quanto na sua personalidade, pois não se sentia pertencendo ao lugar. Mas ao chegar em  Lakeview, cujo restaurante Luna Blu, seu pai daria consultoria, ela acaba sendo simplesmente McLean. No Luna Blu ela conhece Opal, a excêntrica gerente, Tracey a garçonete, Jason o chef auxiliar e Leo o chef, do restaurante. 

“Eu já tinha ficado nessa posição várias vezes durante os últimos dois anos, sem mencionar esta de hoje. O nome que eu tinha escolhido, a garota que eu decidira ser aqui estava posicionado ponta da língua. Mas naquele lugar, naquele momento, alguma coisa aconteceu. Como se aquela viagem rápida embaixo da superfície tivesse mudado não são a trajetória da minha vida até aqui, mas também me mudado.”

Já na Jackson High, escola da cidade, ela faz amizade com Riley, Heather, Dave, Ellis e Deb, um grupo de jovens diferentes, que a fazem se sentir bem. Mclean jamais perdoou a mãe pela separação e tenta ao máximo evitá-la, apesar de suas tentativas de aproximação, já com o pai ela tem uma profunda relação e um forte senso de proteção. Quando Opal aceita a missão de construir uma maquete  da replica de  Lakeview , para o centenário da cidade, McLean e seus amigos acabam entrando de cabeça nesse projeto e por mais que ela queira negar, laços de amizade vão nascendo fazendo com que ela se sinta pertencendo ao lugar. Porém tudo muda quando no meio dos preparativos, para viajar com a mãe, McLean vê seus segredos revelados, assim como descobre sobre a proposta de emprego para o pai no Havaí. Agora ela precisa encarar seus medos para finalmente descobrir, quem ela é, e onde estar seu verdadeiro lar.

“Lar não era uma casa montada, ou apenas uma cidade no mapa. Era qualquer lugar onde as pessoas que te amam estão, sempre que vocês estão juntos. Não um lugar, mas um momento e depois outro construídos sobre o outro como tijolos para criar um abrigo sólido que você leva consigo a sua vida inteira, onde quer que esteja.”

Quando comecei a ler O Que Aconteceu Com Adeus, eu realmente não sabia o que esperava, por mais que a sinopse seja reveladora, mas felizmente ele me surpreendeu positivamente. Em um total de 424 páginas, a autora nos apresenta um enredo de fácil entendimento, onde acompanhamos McLean em sua busca de autoconhecimento. Assim como a protagonista, alguns personagens de O Que Aconteceu Com Adeus, também estão em busca de algo, como a realização de um sonho, de um amigo, de liberdade, de perdão, de aceitação e de um lar. A autora explora bastante os laços de amizade e familiares, e a sua importância na vida das pessoas, mas também temos o romance fofíssimo entre McLean e Dave, o seu vizinho nerd. Com momentos, dramáticos, leves e até mesmo engraçados O Que Aconteceu Com Adeus, é um livro mais do que recomendado.
Super Recomendo, boa leitura e não esqueçam de comentar!!!



14 comentários:

  1. Não sei se irei ler esse livro, tenho curiosidade, mas realmente não sei
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  2. Só encontro resenhas super positivas com relação a este livro!
    Sou doida para ler, mas só encontro em preços absurdos, então acabo deixando para frente e assim vai....kkk

    Sua resenha me deixou mais ansiosa ainda para conferir a história. *-*

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Marla,
    É tão bom quando somos surpreendidos durante a leitura. Perece ser um livro bem legal.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse é um tipo de livro que eu amo ler, com tiradas humoradas e uma jornada de auto conhecimento que sempre é bem real na vida de todos nós, mesmo sendo um livro de ficção. Tinha visto a sinopse desse livro e como vc não dei muito por ele, mas sua resenha me revelou ser um livro que quero ler, anotado.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Tanta gente fala bem da Sarah, mas eu tenho um receio enorme dessa fórmula que ela usa pra escrever porque ela pode ser ótima pra uns e desastrosas pra outros. Como eu costumo ser do contra, pode ser desastroso pra mim e eu fujo ainda dela.
    O fato dela explorar bem os dramas dos personagens parece bem legal, mas como eu disse, ainda fujo.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Marla!
    Eu já li esse livro e também gostei bastante!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro essa capa, sempre chama minha atenção. E não sabia que o livro era assim, eu achava que seria um pouco mais sério não sei, pela separação e tal, adore saber mais.

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  8. Oi Marla!
    Own *-* Sério que esse livro é tão agradável assim?!
    Já era louco por ele, agora preciso dele em minha estante urgentemente.
    Acredito que curtirei muito a leitura e a mensagem que a autora tenta passar parece ser bela.
    Gostei de saber sua opinião e espero lê-lo em breve. (':
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é bem bonitinho.
    Gostei dele hahaha
    Dave é um fofo

    bjs

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Oi Marla!
    Só conhecia o livro de capa mesmo, nem a sinopse tinha lido. rs
    Mas ele parece ser bom, não chamou muito a minha atenção, mas quem sabe não leio.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Marla, como vai? acabei de conhecer seu blog e eu gostei bastante, com certeza vou visitá-lo mais vezes! esse livro ja me despertou certa curiosidade sim, a capa é bem fofa!

    beijos flor!
    http://submersadepalavras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Só li até agora um livro da Sarah e gostei muito, quero ver se leio esse logo. A capa é linda e estória parece bem tocante e fofa mesmo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  13. Nosa, esse livro parece ser muito legal mesmo!

    trezeestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Marla!
    Já li "Aquele Verão" da Sarah Dessen, e também não sabia o que esperar a princípio, sendo surpreendida no decorrer da leitura. Gosto da forma como a autora aborda os conflitos familiares e a fase da adolescência e curti bastante sua resenha.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)