Resenha: Um Porto Seguro – Nicholas Sparks

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Título Original:Safe Haven
Livro no Skoob || Classificação: 4,5 
Editora: Novo Conceito|| Nº de páginas: 414
Sinopse:Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

 Sobre o livro: Em busca de um recomeço a jovem Katie, se muda para a pequena cidade de Southport e apesar de seu passado misterioso ela consegue um emprego como garçonete, no Ivan’s, o restaurante local. Morando em uma antiga cabana de caça, afastada da cidade, sem amigos e tentando ao máximo se manter invisível, Katie apenas vivia um dia de cada vez, enquanto fazia o possível para esquecer o passado que a atormentava. Mas o inesperado acontece,quando Jo e Alex Wheatley surgem e mudam a vida Katie para sempre. Jo é uma jovem simpática que se torna vizinha de Katie, no primeiro momento, ela, se mostra receosa, mais depois acaba gostando de tê-la como vizinha e amiga. Já Alex é um jovem viúvo, pai de um casal de filhos (Josh e Kristen) e dono da loja de conveniência da cidade. Depois da morte da esposa, Alex viveu apenas para cuidar dos filhos e dos negócios e por um tempo ele imaginou que jamais poderia amar de novo até conhecer Katie

Tinha mais a ver com a maneira triste com que às vezes ele sorria, a expressão em seu rosto quando ele falava sobre sua falecida esposa, ou a maneira como ele tratava seus filhos. Havia uma solidão em Alex que ele não conseguia disfarçar, e ela sabia que, de certa forma, era muito parecida com a solidão que ela também sentia.

O inicio da relação e bem complicada, pois num primeiro momento Katie não consegue se sentir confortável com ele, mais aos poucos Alex vai derrubando suas defesas, graças à principalmente a Kristen, que gosta dela desde que a conhece. Graças ao seu tempo como investigador do exercito, Alex sabe que as reservas de Katie são graças a seu passado misterioso, mas que ele precisa ir com calma, se deseja ter um futuro com ela. Com tempo e graças à amizade de Jo, Katie vai se sentindo mais segura , confiante e determinada a dar o próximo passo na reconstrução de sua vida. Durante um jantar ela e Alex conversam francamente e colocam as cartas na mesa,  e no final acabam aceitando finalmente seus reais sentimentos. Quando Katie acredita que encontrou uma nova oportunidade para ser feliz, o seu passado volta para assombrá-la. O que ela fará agora? Continuar fugindo ou ficar e lutar pela sua nova chance de felicidade.

 Se Alex escolheu você, então eu quero acreditar que eu também a escolhi.

Como já tinha assistido ao filme, eu já sabia mais ou menos como era o enredo, porém depois de passadas algumas páginas podemos perceber as pequenas modificações que foram feitas na adaptação, como a cor do cabelo de Katie, ou o nome da filha de Alex, entre outras coisas. Apesar de já ter assistindo há algumas adaptações, esse foi o primeiro livro do autor que eu li, e posso dizer que a experiência foi bem positiva. Nicholas Sparks, intercala as visões de KatieAlex e um terceiro personagem, para contar sua estória que fluiu sem nenhum problema. Gostei do enredo principalmente pelo autor ter utilizado temas que possui semelhanças com a nossa realidade, porém o excesso de discrições me cansou algumas vezes. Também gostei dos personagens, Katie por sua coragem , Alex por sua simpatia e compreensão, Jo por sua lealdade, não esquecendo das crianças por seu amor e aceitação em relação ao personagem de Katie. Enfim gostei de Um Porto Seguro, um livro sobre amor, segundas oportunidades e que lhe envolve do inicio ao fim. Recomendo!!!


22 comentários:

  1. Oi Marla!
    Adoro todos os livros do Sparks mas tenho um carinho especial por esse. Não sei, a história mexeu comigo de uma forma que não tem explicação.

    Beijinhos
    Books and Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br
    @BooksAndMovies_

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro, mas pretendo ler em breve.

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Marla
    gosto muito das histórias que falam sobre recomeço, que geralmente o Nicholas aborda em seus enredos.
    O último que li dele (uma curva na estrada) eu curti bastante, e creio que esse também irei gostar.bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores livro do Sparks, na minha opinião.
    Assisti ao filme também, e gostei bastante, o ator ajuda e muito né....rsrsrs, muito lindo :)
    Enfim, bela resenha e ótima dica de leitura.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro, mas fui mais curiosa e assisti o filme antes. E cara, amei demais. Quero tempo para ler todos os livros do NS que tenho aqui em casa haha

    Beijos :*
    http://bells-justagirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Hey
    Eu ainda estou numa indecisão com esse livro: leio ou assisto primeiro? HAHA
    Pelo que vi é melhor assistir pra não se estressar, porque em Querido John, eu não gostei muito adaptação, infelizmente.

    Ótima resenha.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Oie Marla,
    Nossa eu sou a única por aqui que não curto os livros dele?
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Marla!!!
    Adoro os livros do Sparks. Sempre tão profundos, hehe. Esse está me aguardando na estante, não tinha previsão para ler, mas agora vou adiantar.
    Gosto mais da outra capa, hehee.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  9. Oi Marla, tudo bem flor?
    Bem, eu ainda estou um pouco enjoada com os livros do Nicholas, mas esse parece ser interessante.
    Flor, te respondi ao seu email, depois dá uma olhadinha :)
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  10. Nicholas é Nicholas, por mais que o livro não seja o esperado, vai ter sempre algo bom! rs
    Por isso que nunca me decepciono com ele! o/

    Beijos
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Marla, que bom que você gostou. Esse foi literalmente meu último livro do Nicholas. Me decepcionei e pra arriscar de novo tem que ser uma história diferente do que ele vem escrevendo desde sempre.
    Achei esse livro bem arrastado e demorei bastante pra terminar. Achei a coisa da esposa do Alex uma viagem e descobri logo de cara o mistério.

    Beijos
    Caline
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Marla , tudo bem?
    Dizem que os romances atuais do Nicholas fugiram um pouco da fórmula, mas ainda não tive pique de retornar ao autor, que acabei deixando um pouco de lado por causa da mesmice nos romances.
    Um Porto Seguro eu não li o livro e nem assisti o filme, é essa minha relação com o autor no momento, completamente sem interesse.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Oi Marla!
    Eu já li esse livro e também gostei!
    Agora preciso ver o filme.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Não sou muito fã dos livros do Nicholas, tirando um ou outro, portanto, não fiz muita questão de ler esse. Mas assisti ao filme e gostei da história. O final pelo menos é emocionante!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Hey flor!

    Nossa, acabo de me lembrar que ainda não peguei o filme pra ver! Hehe adorei o livro, virou um dos favoritos dele pra mim porque que ele fugiu um pouco daquele romance açucarado demais sabe? Sei lá, parecia algo mais real...

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sabe que não sou muito ligada nas tramas dos livros do cara, mas gosto do estilo de narrativa dele. Acho um puta de um autor, mas que já esta ficando sem ideias.
    Tenho esse livro aqui mas nunca li, principalmente porque vi o filme, e sempre perco a vontade de ler depois que assisto.
    Mas se tem um livrinho dele que eu gosto do cenário, é esse!

    bjus
    http://www.terradecarol.blogspot.com.br/2013/10/resenha-de-coisas-que-ninguem-sabe.html

    ResponderExcluir
  17. Oi Marla!
    Estreiou o Nicholas Sparks amiga!!! Você sabe que eu adoro, né!?! Como você viu o filme primeiro já não tinha tanto o elemento surpresa, mas que bom que curtiu mesmo com a quebra de ritmo pelas descrições. Recomendo que leia Uma Longa Jornada, que ainda não tem filme e que possui dois romances lindos pra agradar nossos corações românticos ♥
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  18. Oi Marla! Eu acho que vou ler o livro antes do filme, para não estragar a surpresa, mas acredito que vou curtir os dois, as histórias de Sparks são sempre as melhores adaptações que vejo nos cinemas e este livro tem sido muito elogiado, com certeza vou curtir.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. Oi Marla,
    estou com esse livro aqui e não o li e nem sei quando vou ler, apesar dos livros do Tio Nic serem bons e to meia sem saco. Parabéns pela resenha sincera e recomendo vc ler os livros mais antigos dele, tipo amor para recordar e diario de uma paixão, na minah opinião os melhores
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  20. Oi Marla, tudo bem?
    Ah, Nicholas Sparks sempre consegue agradar os fãs. <3 Eu sou uma das apaixonadas.
    Ainda não li Um Porto Seguro, mas isso vai mudar em breve.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  21. Já li esse livro, mas não curti o final.
    Achei desnecessário a parte sobrenatural que surgiu no fim, bjo!

    Te espero lá no meu cantinho, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Esse é um dos livros do Nicholas que eu mais quero ler, mas queria ele com essa capa, só que ta difícil achar. Uma estória mais próxima da realidade é a marca do autor, tomara que você leia mais livros dele e gosto.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)